segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Uma Família de Outro Mundo (Crítica)



Uma Família de Outro Mundo 

Por Louise Duarte


A Família Addams - O Musical inspirado nos personagens criados pelo cartunista Charles Addams e que se tornou uma das mais rentáveis produções da Broadway quando estreou em Nova Iorque, faturou mais de US$64 milhões durante sua temporada na grande maçã. Depois do sucesso que fez em São Paulo, o musical finalmente chegou ao Rio para uma curta temporada ficando no Vivo Rio até Abril. 


Na trama, Wandinha Addams (Laura Lobo), a filha mais velha do casal Mortícia (Marisa Orth) e Gomez (Daniel Boaventura) está se comportando de maneira muito estranha. Anda sorrindo pela casa cantarolando músicas estilo Disney. Estaria ela doente? Nada disso, ela só está apaixonada e por um mortal. Quando ela confessa ao pai Gomez que vai se casar com Lucas (Beto Sargentelli) e que precisa de seu apoio, Gomez fica em uma situação difícil quando ela implora que guarde segredo de Mortícia. É então que Wandinha resolve convidar os pais de Lucas (Wellington Nogueira e Paula Capovilla) para um jantar na mansão Addams. Um jantar que eles jamais esquecerão. 

Um musical digno de Broadway com uma produção caprichada, troca de cenários que faz com que você se sinta na mansão dos Addams, além de figurinos, maquiagem, iluminação e trilha sonora que combinam com a ambientação da peça. Eu não vi a versão original da Broadway, assim como não tinha visto os musicais anteriores como Cabaret com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello e Alô Dolly com Miguel Falabella e Marília Pêra. Em A Família Addams, o timing cômico da peça puxa para o humor negro, afinal os Addams não são uma família normal. Especialmente porque logo no começo da peça eles já ressussitam os antepassados para dançarem com eles. Marisa Orth, que tem um talento nato tanto como atriz de comédia como cantora já que ela já até fez parte da banda Vexame no início de sua carreira, foi a escolha perfeita para interpretar Mortícia. A grande surpresa ficou por conta de Daniel Boaventura na pele de Gomez Addams. Ele não só surpreende como rouba a cena cada vez que seu personagem aparece, arrancando risos da platéia. 

Ainda completam o elenco Gustavo Daneluz e Matheus Lustosa como Feioso, Claudio Galvan como o Tio Fester que consegue trazer vários memes da Internet para o palco divertindo o público, Rogério Guedes como Tropeço e Iná Carvalho como Vovó Addams. Claudio Botelho é o responsável pela versão brasileira. 


O musical da Broadway tem textos originais de Marshall Brickman e Rick Elice (roteiristas de Jersey Boys, ganhador do prêmio Tony de Melhor Musical), músicas originais de Andrew Lippa, direção e concepção de Phelim McDermott e Julian Crouch e coreografia de Sergio TrujilloJerry Zaks é o consultor criativo. O musical foi produzido em Nova York por Stuart Oken, Furman Roy, Michael Leavitt e pela Five Cent Productions, em associação com a Elephant Eye Theatrical.

Nenhum comentário: