sábado, 29 de dezembro de 2012

Doctor Who 7x05 - The Angels Take Manhattan (Crítica)


The Angels Take Manhattan 

Um dos melhores episódios da série com um dos melhores vilões de Doctor Who também é sem dúvida um dos mais triste pois marca o fim de uma era. No episódio que marca a volta dos weeping angels como vilões da semana também é o último episódio Amy e Rory, atuais companheiros de viagem do Doutor. Depois de três anos acompanhando o Senhor do Tempo, eles darão lugar a mais nova companheira de viagens interpretada por Jenna Louise Coleman que foi apresentada no episódio de natal "The Snowman" exibido na última terça feira. 



Em "The Angels Take Manhattan", Amy, Rory e o Doutor estão em Nova Iorque aproveitando para relaxar sem se darem conta que as estátuas apresentadas no episódio "Blink" estão por perto. Quando Rory desaparece sendo sequestrado pelos anjos que o mandam para 1948, Amy e o Doutor precisam descobrir como conseguir resgatar Rory de volta a salvo quando ele se dá conta que o livro de mistério que o Doutor lia tem todas as dicas já que foi escrito por River Song que também está em 1948 com o pseudônimo de Melodie Malone.  Apesar dos problemas iniciais que teve para levar a TARDIS para 1948, Amy e o Doutor finalmente conseguem chegar e achar Rory mas não sem antes serem perseguidos pelos anjos. Eles precisam encarar as estátuas e não piscar ou eles irão levá-los para outro ponto do tempo como fizeram antes com Rory. Quando eles acham que haviam consertado todos os prováveis paradoxos e timey wimey criado pelos anjos, eles descobrem mais um. 

Eles encontram uma outra versão de Rory, idosa que para variar ficou esperando em reencontrar Amy sua vida toda para poder morrer em paz. E com isso não é possível mandar o Rory jovem de volta para a sua época sem criar outro parodoxo. Eles fogem até o terraço do prédio para escapar dos anjos mas até a Estátua da Liberdade é um deles. Rory de repente tem a ideia de pular o prédio para quebrar o paradoxo de vez e acabar com os anjos. Ele já morreu duas vezes antes, morrer mais uma não seria problema. Amy não gosta da ideia, mas decide pular com ele afinal eles são casados. Eles deixam o Doutor preocupado mas tudo volta ao normal quando eles são transportados para Nova Iorque.  

 Quando eles acham que tudo está bem e que escaparam de mais uma das armadilhas dos anjos, mais um final trágico para os companheiros de viagem do Doutor. Depois de Rose e Donna, agora foi a vez de Amy e Rory. Sem notar que mais um anjo havia voltado também, ele leva Rory de volta a algum lugar no tempo onde o Doutor não poderia voltar para buscá-lo. Amy se desespera e decide se juntar ao marido nem que fosse em outra timeline. Ele pede que o Doutor tome conta de River para ele antes de piscar e ser transportada pro lado de Rory. 

River menciona o livro que foi escrito por ela com o nome de Melodie Malone e publicado por Amy em alguma parte do tempo. No final do livro Amy se despede do Doutor. Ele pede a River para ser sua companheira quando ela menciona que ele não deve viajar sozinho nunca. Ela concorda mas afirma que não pode fazer isso o tempo todo afinal a TARDIS só suporta um psicopata por vez. 
Um ótimo e triste episódio marcando o fim dos Ponds como companheiros de viagem do Doutor. Amelia (Amy) Pond foi a primeira humana que viu ele com o novo rosto (o de Matt Smith que entrou no lugar de David Tennant na quinta temporada). "A Garota Que Esperou" como ficou conhecida também Amy por sempre ter esperado demais pelo Doutor que voltava demais para encontrá-la mas acabou levando-a e ao seu namorado Rory em suas viagens no tempo e espaço. Os personagens mais jovens, incluindo o Doutor deram um outro timing a série que embora seja diferente da época de David Tennant ficou tão boa quanto.

Nenhum comentário: