segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Doctor Who/Torchwood (Crítica)


Salvando o Planeta 

Por Louise Duarte

"As pessoas presumem que o tempo é uma rígida progressão de causa pra efeito, mas na verdade, de um ponto de vista não-linear e não-relativo, ele é mais como uma grande bola de um barato muito doido de espaço-tempo... Coisado." (The Doctor)

Doctor Who é uma famosa série de origem inglesa que teve sua primeira apresentação em 1963 e  que foi até 1996 e teve mais de 600 episódios. Em 2005 o produtor Russel T Davis resolveu trazer a série de volta a tv em uma versão contemporânea do clássico Lorde do Tempo que viaja pelo tempo e espaço sempre acompanhado de uma companheira a bordo do Tardis, sua máquina do tempo em forma de cabine telefônica. 


A série é o seriado de ficção científica com maior tempo de duração na história de TV. Como o personagem conhecido apenas como The Doctor é um alien que tem a capacidade de se auto regenerar a troca de atores é algo bastante comum na mitologia da série. Até o momento 11 atores já interpretaram The Doctor desde que a série foi criada em 1963. 

Doctor Who foi inicialmente criada para ensinar as crianças sobre ciências de uma maneira simples e divertida. É bem verdade que por isso vários episódios beiram o tosco e o cômico afinal de contas, um dos maiores inimigos do Doctor é a raça de aliens conhecidos como Daleks que parecem saleiros gigantes e que estão determinados a exterminar a raça humana. E é impossivel assistir os episódios com eles sem cair na gargalhada. Alias, os Daleks não são os únicos aliens risíveis da série. Tem muitos outros que não assustam muito embora outros personagens e episódios assustem bastante. Impossível não ficar com medo das estátuas conhecidas como "weeping angels" do episódio da terceira temporada entitulado "Blink". 
                   

As companheiras de viagem do Doctor são outro atrativo da série. Ele teve várias que vão mudando já que como o personagem é imortal, nem todas puderam acompanhar o personagem por n motivos que vão desde passar mais tempo com as famílias, achar as viagens no tempo e espaço perigosas, não serem correspondidas por estarem apaixonadas por ele entre outros motivos. Claro que a química entre os dois é algo inevitável e um romance acaba acontecendo entre os dois mesmo que seja por um episódio afinal de contas no contexto da série eles são somente amigos o que não impede deles trocarem beijos em um episódio ou outro. Da série atual tivemos algumas companheiras como Rose, Martha, Donna entre outras que com personalidades distintas  sempre ajudaram o Doctor de uma maneira ou de outra, incluindo salvando sua já longa vida.  Já os Doctors contemporâneos que são identificados pelos números dos atores que o interpretaram temos Nine (Christopher Eccleston), Ten (David Tennant) e Eleven (Matt Smith). 

Outro destaque da série são os episódios especiais de natal, geralmente com mais de uma hora de duração eles geralmente acontecem depois do final da temporada, provavelmente para dar um gostinho de quero mais para a temporada que virá a seguir. 

Em Doctor Who foi introduzido um personagem que ganhou sua própria série depois. O Capitão Jack Harckness interpretado por John Barrowman que apareceu em alguns episódios da primeira temporada, e depois voltou nas temporadas seguintes. Foi criado depois a série Torchwood,  que a história da série foi introduzida em Doctor Who para depois introduzir a mitologia do seriado que seria explicado no spin off. Tipo Buffy e Angel. Em certos momentos da série você precisa assistir as duas para poder entender o desfecho de uma na outra. Torchwood nada mais é que uma base de operações do governo britânico que serve para proteger o país de invasões alinígenas. 

Enquanto que Doctor Who continua firma e forte em sua sétima temporada, Torchwood teve apenas quatro temporadas, sendo que a última foi produzida pela BBC America e fugia um pouco dos padrões da série nas temporadas anteriores. Ao contrário de Doctor Who, Torchwood é uma série um pouco mais adulta que incluia cenas de violência e sexo.

No Brasil Doctor Who é exibido atualmente na TV Cultura e a primeira temporada da série de 2005 foi lançada em DVD e Blue-Ray. Sem previsão de quando Torchwood chega por aqui. 

Nenhum comentário: