domingo, 7 de outubro de 2012

Festival de Cinema agita o Rio de Janeiro (Coluna)


E começou a Maratona de Filmes Novamente... 

Por Louise Duarte 

O Rio Janeiro voltou a ser palco por 15 dias para mais uma edição do Festival do Rio que em 2012 terá  435 filmes de mais de 60 países em sua programação que serão exibidos não só nas salas de cinemas mas também em praças, praias e arenas. 

A abertura do Festival apresentado por Regina Duarte no cinema Odeon Petrobrás na Cinelândia no dia 27 de outubro antes da apresentação do filme "Gonzaga - De Pai para Filho", primeiro filme a ser exibido na noite de abertura do festival, contou com a equipe do filme que apresentou o longa para o público presente. 

E o que não falta no festival são astros e estrelas nacionais e internacionais que marcaram presença prestigiando o cinema e o festival. Kylie Minogue que está em dois filmes "Holy Motors" e "Jack & Diane", veio ao Brasil apresentar o primeiro filme em uma coletiva de imprensa e premiere que aconteceu no Odeon, que contou com a presença de fãs da cantora na área vip do tapete vermelho. 

Alem dela, Terrence Howard que protagonizou filmes como "Homem de Ferro" , "Crash" entre outros, veio também para o Festival por estar presente no novo filme de Robert Redford "Sem Proteção". Terrence prestigiou também a premiere do filme protagonizado por Wagner Moura "A Busca"que é um forte candidato ao prêmio Redentor. A Premiere Brasil acontece diariamente as 21:30 da noite no Odeon e conta com presença da equipe e elenco do filme apresentado da noite alem de convidados vips que vem prestigiar o evento. 

Outra tradição do Festival do Rio é a famosa e deliciosa feijoada que esse ano contou com a presença de algumas personalidades como Betty Faria, Cininha De Paula, João Miguel, Breno Viola, Carla Daniel, Rubens Rewald, Marat Descartes, Clarissa Kiste, Domingos de Oliveira, Hugo Carvana entre outros que foram até o Armazém da Utopia, na Zona Portuária, Sede do Festival, onde foi a tradicional feijoada. 

O Cinema na Praia está de volta e esse ano contou com exibições que iam desde Hitchcock passando por James Bond, 31 Minutos, O Palhaço e Rio.  Todas as exibições na praia que foram de graça, lotaram as areias de Copacabana, local onde aconteceu o evento.

Outra destaque interessante do Festival é a mostra com filmes dedicados ao diretor John Carpenter que tem alguns de seus filmes na programação do festival. Entre eles estão A Coisa, Vampiros, A Bruma Assassina, Halloween entre outros. 

Não podemos esquecer dos debates, workshops, seminários e palestras que acontecem no pavilhão da armazém da Utopia diariamente com atividades apresentadas pelo Rio Market e Cine Encontro. Enquanto que o Rio Market  que é a rodada de negócios do festival já apresentou workshops com os responsáveis pelo som do filme "A Invenção de Hugo Cabret", com a figurinista de "True Blood" e o roteirista de "Arquivo X", O Cine Encontro apresentou os filmes da Premiere Brasil em sessões populares seguido de debate com a equipe técnica do filme incluindo atores, diretores e produtores. 

Estou um pouco atrasada com as minhas críticas, mas pretendo colocar algumas em breve. Já vi 13 filmes até agora e ainda tenho outros na lista para ver até o final do festival. Sem contar que uma semana depois acontece a repescagem com os filmes mais importantes. O jeito é torcer para entrarem os filmes que perdi. 

O Festival do Rio vai até o dia 11 de outubro onde será revelado quem será o grande vencedor do prêmio Redentor da Premiere Brasil. Ainda temos 4 dias pela frente de muitas atividades e filmes! Então, bom proveito e fim de festival para todos os cinéfilos! 

Nenhum comentário: