quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Hotel Transilvânia (Crítica)



O Melhor Hotel Para Passar Suas Monstruosas Férias 

Por Louise Duarte

A Sony Pictures lança na próxima semana o seu novo longa de animação, Hotel TransilvâniaApós perder a esposa em um acidente provocado por humanos, o famoso e temido Conde Dracula tem que cuidar da filha do casal, a pequena Mavis e precisa protegê-la dos humanos também. Com isso ele decide mandar construir um castelo que serviria como hotel para outros monstros que temem os humanos desde o ocorrido séculos atrás quando Mavis era apenas um bebê.




Anos depois, no aniversario de 118 anos de Mavis, ela ganha outra festa surpresa de seu pai super protetor que não quer que sua filha conheça o mundo nem os humanos, com medo dela se machucar apesar desse ser o sonho da garota. Mas quando um humano descobre o hotel por acaso e se apaixona por Mavis, o conde precisa arrumar uma maneira de disfarça-lo antes que seus amigos monstros descubram.

O filme mostra com bom humor a relação familiar entre pais e filhas especialmente quando o pai também precisa assumir o lado materno para criar a filha e deixa-lá viver sua vida sem super protegê-la demais, o que demora a acontecer no filme pois qual é o pai ou mãe que não quer proteger os filhos até quando eles não precisam? E com Mavis não é diferente. A menina sonha em explorar o mundo afora, em viver novas aventuras fora das muralhas do castelo do seu famoso pai, mas sempre que tenta Drácula coloca novos impecilhos preocupado com os perigos que os humanos podem trazer para ela, o que acaba fazendo com que ela fique. 

Se Dracula e a filha Mavis já roubam a cena, imagina os amigos de Dracula que são ninguém menos que Frankstein, Lobisomem, Múmia, Homem Invisível entre outros. Alias, o destaque para o Lobisomem são os filhotes encrenqueiros do mesmo, a maioria machos e uma fêmea que é a única da prole que não arranjou confusão e ainda ajudou o pai quando Dracula necessitou. O Sr e a Senhora Frankstein também são ótimos, especialmente porque precisaram ter partes de seus corpos despachados até o hotel. Outro casal hilário é o casal de esqueletos que proporcionam alguns momentos muito engraçados durante o longa. E tem o Homem Invisível também que é motivo de piada dos amigos monstros. 

Quando Jonathan, um humano descobre o hotel é que a confusão realmente começa. O humano, um mochileiro de carteirinha, chega ao hotel achando estar em um parque temático ou em uma festa para o desespero de Drácula que construiu seu famoso castelo e agora hotel cinco estacas, e se orgulha de ter o local livre de humanos... até a chegada de Jonathan. E a estratégia de Drácula para esconder o adolescente de seus amigos é disfarça-lo já que o rapaz se recusa a ir embora e acha tudo "Irado". E quando ele conhece Mavis aí é que as coisas pioram para o lado do Drácula pois acontece o "tchan" entre eles. Veja o filme para poder entender. 

A animação que tem cópias disponíveis tanto em 3D quanto em 2D e tem um ótimo roteiro escrito por Peter Baynham, Robert Smigel entre outros que conseguiram trazer ótimas referências de filmes e séries de monstros e colocá-las no filme adicionando  pitada de humor na dose certa presente nas animações. Afinal não é fácil lembrar de todas as referências com Dracula, Frankstein, Mumia, Lobisomem, e até os Gremlins entraram na história. A direção de arte também está de parabéns com a mitologia criada para o filme que contou com uma repaginada no mito do Conde Drácula criado por Bram Stocker que completaria 110 anos nesse ano, até pequenas coisinhas como o cardápio servido pelo hotel que contém "delícias" como panqueca de minhoca, torrada com polengrito entre outros. O filme dirigido por Gendy Tartakovsky tem Selena Gomez, Adam Sandler (que também é produtor executivo do longa), Kevin James, Fran Dresher, Molly Shannon, David Spade entre outros no elenco americano de dubladores enquanto no brasileiro tem grandes nomes da dublagem. A trilha sonora conta com Adam Sandler que canta duas músicas como "Where Did the Time Go Girl (Party Version)" e "Zing". Apesar de Selena Gomez também ser cantora, a música "Call Me Mavy", que sua personagem canta no filme é cantada por Traci L apesar de ter trechos falados de Selena na música. 

O filme estréia dia 5 de outubro em todo o Brasil.

Assistam o trailer: 

Nenhum comentário: