domingo, 26 de agosto de 2012

Diário de Bordo - Gramado: Terra de Chocolates e Cinema ! (Coluna)

Diário de Bordo - Gramado: Terra de Chocolates e Cinema ! 


Por Louise Duarte
Era para eu ter feito esse diário de bordo enquanto estava em Gramado, mas entre coletivas, premieres, filmes, passeios e muito mas muito trabalho, acabei ficando sem tempo em fazer um diário de bordo diário. Me desculpem mas consegui postar o que deu lá. Mas antes tarde do que nunca ne? 


Mas o importante é que Gramado continua lindo, exatamente como eu lembrava. Já estive na cidade antes duas vezes há uns 10 anos mais ou menos. Dessa vez conheci um lado da cidade que não pude conhecer antes. O lado do Festival de Cinema. 


O motivo minha viagem à Gramado foi especificamente para cobrir o festival para o Cinema para Sempre, da minha adorável amiga Andrea Cursino. Foi a minha primeira vez no Festival e posso dizer que adorei. O Palácio dos Festivais (embora já o conhecesse) é lindíssimo e gostei de cobrir todas as premieres, assistir aos filmes concorrentes, sem contar a maratona de coletivas que tinha todos os dias. 

Outra coisa boa do festival foi conhecer alguns dos 500 jornalistas e fotógrafos que estavam credenciados para o evento alem de fazer amizades e trocar contatos com eles. Foi um saldo muito positivo. O bom é que muitos amigos que já conhecia do Rio também foram, e conviver com eles por 10 dias seguidos foi muito divertido. Rolou até festinha ehehhehe

Foto ao lado, jornalistas do Rio em Canela. Andrea Cursino (Cinema para Sempre/Rádio Roquete Pinto), Louise Duarte (Cinema para Sempre/Infoco News/Fique Linkado), Ingrid Reis (Fique Linkado) e Graça Paes (AG Foto Rio News) 


Nesses 10 anos que estive sem vir a cidade, ela realmente cresceu em todos os sentidos. Agora conta com mais parques e atrações turísticas tanto em Gramado quanto em Canela. O turista agora tem diversas opções de lazer para quando não estiver vendo filmes e elas são vastas: visita à fábrica de cristais, fábrica de chocolate, Terra Mágica Forybal, museu de cera, templo budista, fábrica de couro, Aldeia do Papai Noel, Rua Coberta, Palácio dos Festivais onde acontecem as premiações e exibições de filmes, Lago Negro, Mini Mundo, Harley Motor Show entre outros. Passeio é o que não falta em Gramado e Canela. 



Alem disso, o primeiro McDonalds está sendo finalmente construído na cidade que é um lugar encantador com suas casas e hotéis em estilo europeu, pessoas simpáticas e educadas, e motoristas que param para você atravessar a rua já que a cidade não possui sinal de trânsito, engarrafamento ou mesmo a lei seca. 

Quase não pegamos frio nesses 10 dias, a temperatura mínima foi 10 graus com sensação termíca de 7 graus mas mesmo assim estava agradável. Nenhum frio estilo europeu como muitos dos jornalistas se prepararam ao voarem para lá. 

Chocolate? Sim, voltei com muitos para casa. Alem dos que eu comprei nas lojas de Gramado, ainda ganhava de degustação ou de brinde. Uma beleza! 

Com o diretor de "Colegas" Marcelo Galvão
As premiações foram emocionantes e eu fico realmente feliz de "Colegas" ter levado os Kikitos de Melhor Filme, Direção de Arte e Prêmio Especial do Jurí para Ariel Goldenberg, Breno Viola e Rita Pokk. O trio de atores com Síndrome de Down que assim como seus personagens no longa, emocionaram o público presente no dia da premiação. Voltei com a equipe do filme no mesmo ônibus do festival de volta para Porto Alegre e eles são muito carismáticos, simpáticos sem contar engraçados. "Colegas" estreia dia 9 de novembro em todo o Brasil. 


Fotógrafos (incluindo eu) no tapete vermelho do Palácio dos
Festivais. Foto: Adriana Francioso/Zero Hora

No mais, foi uma viagem deliciosa como os chocolates produzidos por eles, com muito trabalho, poucas horas de sono, muitas festas e muito divertida. Conheci muita gente legal e espero poder voltar para a edição do ano que vem e espero que seja tão divertida quanto essa foi!

Nenhum comentário: