quarta-feira, 27 de junho de 2012

Para Roma com Amor (Crítica)




Quando em Roma... Apaixone-se!



Por Louise Duarte

Para Roma com Amor é o nova comédia romântica escrita e dirigida por Woody Allen que conta com um elenco de peso como Penélope Cruz, Alec Baldwin, Ellen Page, Roberto Benigni, Jesse Eisenberg entre outros além do próprio Woody Allen.


O filme que tem a cidade de Roma como pano de fundo é dividida em quatro segmentos, onde os personagens não interagem entre si em nenhum momento, mas mostra diferentes personagens visitando a bela cidade européia ou mesmo morando na mesma.

A primeira história mostra uma americana (Alyson Pill) que se apaixona por um italiano (Flavio Parente) e depois de passarem o verão juntos na cidade italiana resolvem se casar. Quando os pais dela (interpretados por Wood Allen e Judy Davis) viajam até Roma para conhecer os pais do seu futuro genro que as confusões entre as famílias começam, especialmente quando o personagem de Allen começa a querer se intrometer na profissão do pai do futuro genro que é agente funerário mas também é um ótimo cantor de ópera... mas somente no chuveiro.

Outra história que promoveu muitas gargalhadas da platéia foi o personagem Leopoldo interpretado por Roberto Benigni que faz um funcionário público que do dia para noite vira uma celebridade local e vê sua vida se transformar em um caos, com jornalistas e fotógrafos perseguindo cada passo que ele dá e querendo saber tudo que ele faz : Desde o que ele comeu no café da manhã até mostrando ao vivo ele se barbeando. Claramente uma critica do próprio Woody Allen ao mercado das celebridades instantâneas que surgem do dia para a noite num piscar de olhos, provando que a mídia pode tanto ajudar criar uma celebridade como também a fazê-la desaparecer.

A terceira história é centrada nos personagens de Alec Baldwin, Ellen Page e Jesse Eisenberg. John(Alec Baldwin) é um arquiteto famoso que veio passar as férias em Roma e conhece Jack (interpretado por Jesse Eisenberg) e o convida a conhecer sua namorada. Dias depois a melhor amiga dela, Monica (Ellen Page) chega a cidade deixando a vida de Jack de pernas pro ar por conta da sensualidade, modo de vida e atitudes da personagem. John faz quase o papel da consciência de John durante o filme, aconselhando o rapaz a tomar a atitude certa em não trair a namorada com a melhor amiga. Alias, em certas cenas fica difícil de definir se o personagem de Baldwin existe mesmo no contexto do filme ou se faz parte da imaginação de Jack.

A quarta história apesar de ser a mais fraquinha de todas, não deixa de ser divertida também. Um casal recém casado se muda para Roma para começar uma nova vida, tudo parece dar errado no primeiro dia da mudança quando ela se perde na cidade e acaba se envolvendo com um famoso ator italiano e ele encontra na prostituta Anna (interpretada por Penélope Cruz) a ajuda para convencer seus tios que ela é a sua esposa.

Mudando um pouco de ares em Para Roma com Amor, Woody Allen resolveu sair um pouco de Nova Iorque (como já havia acontecido antes em Meia Noite em Paris) e experimentar a Roma de Fellini, onde claramente mostra sua inspiração para esse novo trabalho. O resultando é um filme divertido, romântico com uma bela fotografia (A cidade por si só já vende o filme.), elenco primoroso e roteiro muito bem escrito.

Para Roma com Amor, estréia essa sexta feira, dia 29 de junho em todo o Brasil. 

Nenhum comentário: