sábado, 21 de abril de 2012

Cao Hamburger e elenco revelam os bastidores de XINGU


Cao Hamburger e elenco revelam os bastidores de XINGU
09/04 - 11h10
por Redação Cinema em Cena
Divulgação
Reportagem por Louise Duarte, especial para o Cinema em Cena
Xingu, longa-metragem dirigido por Cao Hamburger (O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias) e protagonizado por Felipe Camargo, Caio Blat e João Miguel, entrou em cartaz no último fim de semana, com 197 cópias. O filme narra a saga dos irmãos Orlando, Leonardo e Cláudio Villas-Bôas, criadores do Parque Nacional do Xingu em 1961, a partir do livro A Marcha para o Oeste, escrito por dois dos irmãos, Orlando e Cláudio. 


Copyright Cinema em Cena 2012Em entrevista coletiva realizada no Rio de Janeiro, na semana passada, Hamburger contou que foi complicado fazer o filme em termos de logística. “A gente quis filmar nas locações mais parecidas onde a história aconteceu. A gente filmou no estado do Tocantins, a maior parte do filme, e filmamos uma semana dentro do parque do Xingu para fazer as cenas das aldeias e as cenas das ocas. A gente teve que se deslocar muito. Das dez semanas de filmagem, praticamente uma semana foi de deslocamento. Fizemos o ensaio em Palmas e depois fomos para o Jarapão. Só no primeiro deslocamento quatro veículos quebraram, então a gente já viu o que estava nos esperando.”
Hamburger contou como o roteiro chegou às suas mãos: “A história foi um presente que recebi do (produtor) Fernando Meirelles, que recebeu do filho do Orlando Villas-Bôas, que foi até ele. Quando o Fernando leu o material, achou incrível e me convidou para fazer. A princípio, eu estava receoso, porque a história estava sendo trazida pela família. A primeira descoberta foram os personagens. Depois, quando conheci a cultura do Xingu, o projeto foi. Fomos achando os parceiros certos na hora certa. O filme está sendo lançado agora, tem um sentido em resgatar a vida e a obra deles.”
No ano passado, o Parque Nacional do Xingu completou 50 anos. O diretor também lembrou como a interação com os índios ajudou na construção do filme. “O roteiro foi escrito em cima de conversas porque não tive muito registro escrito dessa história. A gente conversou com muita gente que trabalhou com os irmãos. Conversamos muito com os índios porque desde o começo eu queria tera o ponto de vista deles,” disse.
Copyright Cinema em Cena 2012Hamburger explicou ainda que fez uma oficina com os atores indígenas, além dos preparadores de elenco que foram também para as locações. Blat, que interpreta o caçula da família, Leonardo, revelou qual foi a primeira coisa que o diretor pediu para eles fazerem. “Ele mandou a gente passar um fim de semana no Xingu para conhecer a obra e a história dos caras. Eu e o Felipe fomos sozinhos e foi um encontro muito forte. Passava metade do dia, a gente no universo deles, tentando entendê-los, e depois eles tentando entender a gente,” contou.
Copyright Cinema em Cena 2012João Miguel, que interpreta Cláudio, complementou dizendo que esse laboratório foi fundamental, especialmente o primeiro final de semana, para eles aprenderem como os irmãos viveram. “Foi fundamental esse processo, tanto da busca dos personagens em sala de ensaio quanto o convívio com eles. A construção do Claudio foi feita durante as filmagens,” afirmou.
Camargo, que interpreta Orlando, disse o que aprendeu com os índios do Xingu: “Aprendemos a questão da ansiedade. O índio que vive lá no Xingu, ele não teme essa palavra, não faz parte do dicionário deles. Eles vivem o dia a dia, caçam, pescam, não têm ambição, não têm medo de perder as coisas, de serem assaltados. Eles têm honra, que é uma coisa que tá difícil de se encontrar por aí.”
Originalmente postado no Cinema em Cena

Nenhum comentário: