quarta-feira, 25 de abril de 2012

Camila Pitanga se despiu da própria alma em EU RECEBERIA...


Camila Pitanga se despiu da própria alma em EU RECEBERIA...
25/04 - 13h20
por Redação Cinema em Cena
Copyright Cinema em Cena 2012Reportagem e fotos por Louise Duarte, especial para o Cinema em Cena
Em cartaz nos cinemas, Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios conta a história de uma mulher dividida entre dois homens, e deu a Camila Pitanga o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio de 2011. Em coletiva realizada com a equipe do filme, em um hotel da zona sul do Rio de Janeiro, ela e o ator Gustavo Machado falaram um pouco sobre como foram as filmagens em Santarém, no Pará, e a preparação do elenco para o longa.

“A história me pegou profundamente. Fiquei emocionada. O impacto foi de comoção. Ela ama esse pastor e ama esse fotógrafo e não sabe escolher. A situação entre eles era tensa, nada foi fruto do acaso. Fiz uma preparação corporal com a Márcia Freijó, que já havia trabalhado comigo antes em TV e teatro. Com ela eu trabalhava muito como verticalizar as cenas do roteiro a estágios corporais em cena. Também fui no Instituto Pinel para observar pacientes e suas maneiras de falar, seus olhares. Me preparei por um mês quase todo dia antes de seguir para locação,” contou Pitanga, lembrando-se de como foi o processo de construção da personagem Lavínia.
Machado, que vive o fotógrafo Cauby no longa dirigido por Beto Brant e Renato Ciasca (Cão Sem Dono), contou que precisou ter aulas de fotografia para viver o personagem. A maioria das fotos vistas no filme são de autoria do próprio ator, que disse ter o maior orgulho delas. “Cinco meses antes de filmar eu comecei a ter aulas de fotografia, porque a cena era isso. Não era um diálogo escrito, a gente vivia a situação de um ensaio fotográfico onde eu era um fotógrafo experiente e ela, uma mulher que nem sequer era modelo. Então, aprendi a fotografar pessoas, especialmente o Cauby que fotografa mulheres, e não só o manuseio da máquina, como a abertura, velocidade, o ISO, enquadrar... Isso tudo ajuda, mas precisa também pegar a emoção e dirigir a pessoa, pois o fotógrafo dirige a modelo.”
Quando perguntada se foi difícil para ela fazer as cenas de nudez, Pitanga ressaltou que não considerou difícil ficar nua e que muitas mulheres se veem naquele tipo de situação, e ela não considerou ter se despido da roupa em cena, mas da própria alma. Afinal de contas, ela é filha de artistas (Antônio Pitanga, que tem uma ponta no filme, e Vera Manhães), então, despir-se em cena não foi problema. 
Camila lembrou que ficou muito emocionada ao ganhar o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio. “Ser filha de um ator de cinema, meu pai se tornou um ator do mundo através do cinema. Sou apaixonada por cinema. Participei dos bastidores dos filmes dele, então foi muito emocionante ganhar aquele prêmio.”
Fotos da pré-estreia no Rio
Copyright Cinema em Cena 2012
Zécarlos Machado, Camila Pitanga e Gustavo Machado
Copyright Cinema em Cena 2012
Camila Pitanga
Na noite do dia 16 de abril, o elenco se reuniu na sessão de pré-estreia que aconteceu em um cinema em Botafogo e contou com a presença não só do elenco, mas também de alguns convidados, entre eles Antônio Pitanga, pai de Camila.

Nenhum comentário: