sábado, 3 de março de 2012

Entrevistas - Literatura Fantástica: Viviane Fair

Agora a segunda entrevista da matéria que publiquei no O Estado RJ é com a escritora Viviane Fair, autora da série "A Caçadora".

Para você como e quando aconteceu esse "boom" da literatura fantástica?
Devo dizer que nunca saí da literatura fantástica, já que, desde que aprendi a ler, era só o que eu gostava. Não reparei a mudança porque pra mim ela sempre viveu aqui. Mas acredito que houve uma grande revolução com Senhor dos Anéis aqui no Brasil.



O vampiro ficou mais popular entre adolescentes quando foi romantizado na saga "Crepúsculo". Como você vê isso?

Realmente o romantismo ficou bem claro, embora, pra mim, cada um fantasisasse com sua forma de ver. Afinal, quantos desenhos de vampiros e vampiras sexys e cheios de promessa existem por aí? A verdade é que ficou bastante romântico a partir de Crepúsculo e os vampiros passaram a ser vistos de outra forma. Acho que uma nova forma de ver é válida, afinal, tudo faz parte da imaginação. Ao menos os jovens ficaram mais incentivados a ler e isso é muito estimulante.

Quais tipos de personagem te atraem mais escrever e por quê?
Os personagens que me atarem são os mais divertidos e sarcásticos; os personagens que surpreendem. Talvez porque me identifico mais neles e também porque são aqueles que causam no autor um desejo maior de continuar a história e sofrer reações.

Cite seus personagens fantásticos favoritos da literatura ou cinema.
Lestat, da autora Anne Rice; Emília, de Monteiro Lobato; Percy Jackson de Rick Riordan, Bela, de a Bela e a Fera, (clássicos Disney); Legolas, de Senhor dos Anéis; Harry Potter etc. É muito fácil eu me apegar a personagens e existem ainda milhares por aí.

Na sua opinião você acha que a literatura fantástica ajuda a formar novos leitores? Por que?

Com certeza! Nada melhor que usar a imaginação para fugir de alguns problemas na vida..rsrs Quem não quer voar nas costas de um cavalo, visitar as mais lindas paisagens do mundo, se apaixonar e ir a lugares onde homem algum foi?

Você já sofreu algum tipo de preconceito por escrever esse gênero literário? Como foi?

Já vi torcerem o nariz quando eu disse que escrevia sobre vampiros, mas quando descobriam que era comédia diziam: "ah, tá" aliviados. É uma pena pensarem assim. Também dá para ver que há um certo preconceito porque muitas editoras não se interessam nem por avaliar o livro, embora isso esteja mudando.

Qual o perfil dos seus personagens? Eles são mais assustadores ou românticos?

Variados. Meus personagens são mais divertidos que assustadores e mais sarcásticos do que românticos, mas isso não impede que aconteça uma coisa ou outra. Esta é a graça de escrever. Às vezes você mesmo não sabe o que vai acontecer até estar escrito.

Nenhum comentário: