sábado, 3 de março de 2012

Entrevistas - Literatura Fantástica

Como prometido, vou começar a postar a partir de hoje as entrevistas que fiz com os autores que entrevistei para a minha matéria do O Estado RJ. Como não pude colocar todas as respostas no artigo, estou incluindo as entrevistas individuais aqui. 


Começando com o escritor Adriano Siqueira




1- Para você como e quando aconteceu esse "boom" da literatura
fantástica tanto no Brasil quanto no mundo?

Em 2007 começou esta grande onda fantástica da literatura nacional.
Muito por causa das criaturas fantásticas que começaram a aparecer com
maior intensidade nos livros estrangeiros e nos cinemas. Crepúsculo,
Vampire Diaries e True Blood. com as pesquisas que fiz indo em
lançamentos nacionais houve um crescimento impressionante, em 2008
tinhamos 10 lançamentos no ano, em 2009 chegou a 20 lançamentos só de
livros de vampiros (nacionais e estrangeiros) em 2010 chegou a passar
dos 40 e em 2011 cheguei a ir em mais de 50 eventos relacionados a
lançamentos da literatura fantástica em geral e sem incluir a bienal
do Rio que bateu recorde em lançamento da literatura fantástica e
neste ano ainda vai subir muito mais pois novas editoras estão
aparecendo tanto no campo de livros em papel como também em arquivos
digitais. As editoras já estão mais seguras em acreditar no sucesso
dos escritores nacionais e já se tornou sólido por isso ainda vamos
ver muitos lançamentos.

2- O vampiro ficou mais popular entre adolescentes quando foi
romantizado na saga "Crepúsculo". Como você vê isso?

Como os vampiros estavam sendo apreciados por um público mais adulto,
a indústria de livros e o cinema desejava que as criaturas fantásticas
fossem também vistos por adolescentes. Deve ter sido um conjunto de
idéias pois com a moda das bruxas iniciada com o seriado Charmed
destinado ao público adolescente não foi dificil de propagar esta moda
nas outras criaturas como no caso Sangue e Chocolate mostrando a
história do lobisomem em um ritmo bem mais adolescente e por sua vez
teria que aparecer os vampiros e então apareceu o Crepúsculo que
dominou o mundo todo e trouxe junto novas ideias para o tema.

3-Quais tipos de personagem te atraem mais escrever e por quê?
Gosto das criaturas da noite. Vampiros, fantasmas e caçadores de
monstros. Existe muito para falar sobre eles. Desvendar os mistérios
que existem nos caminhos noturnos. E os personagens que faço são
sempre cheios de muito mistérios. Admiro personagens assim. São ricos
para trabalhar em sua personalidade. Todo mundo gosta de saber mais
sobre estes tipos de criaturas. E eu sou um colecionador. Gosto de
saber as novidades sobre Vampiros e de falar sobre este tema obscuro.

4- Cite seus personagens fantásticos favoritos da literatura ou cinema.
Gosto de Caçadores de criaturas noturnas. Van Helsing, Conan, Buffy,
Angel, Carl Kolchak, Arquivo X e também gosto de Vampiros, Bruxas,
Lobisomens, Sereias, Zumbis, Cavaleiros que lutam com seres místicos e
muitos outros.

5- Na sua opinião você acha que a literatura fantástica ajuda a formar
novos leitores? Por que?
A literatura fantástica envolve o leitor para um mundo bem diferente
do nosso. Em cada livro não existe só um personagem diferente mas
também é um novo universo e é essa curiosidade que prende o leitor.
Ele quer saber mais sobre este mundo e os detalhes vão envolvendo mais
curiosidade até que ele se torna um leitor devorador de livros.

6- Você já sofreu algum tipo de preconceito por escrever esse gênero
literário? Como foi?
Bom eu fui um dos pioneiros a escrever sobre o tema pela internet.
Tive muitos problemas por escrever este tema. Diziam que eu
disseminava o mal, que eu não deveria escrever sobre vampiros e terror
pois eu prejudicava as energias das pessoas. fui expulso de muitos
grupos pelo que escrevia e as vezes achavam meu trabalho engraçado.
Mas o próprio tempo trouxe maior interesse para o que eu escrevia e
conquistei muitos amigos e leitores com este meu trabalho rendeu a
criação de fanzines e de grupos na internet para falar sobre vampiros
e terror. Os eventos começaram a me chamar para falar sobre o assunto
e também com matérias em TV e jornais o meu trabalho conseguiu ser um
destaque que é até hoje.

7- Qual o perfil dos seus personagens? Eles são mais assustadores ou românticos?

Eu gosto dos dois tipos. Escrevo muito sobre Bad Girls e caçadores.
Trabalho muito com os sentimentos dos personagens. Eles são
psicóticos, apaixonados e guerreiros.

Nenhum comentário: