segunda-feira, 19 de março de 2012

Em coletiva de imprensa, Rodrigo Santoro fala sobre "Heleno" (Matéria)

Em coletiva de imprensa, Rodrigo Santoro fala sobre "Heleno"

Ator recebeu jornalistas, ao lado de Alline Moraes e do diretor José Henrique Fonseca, para falar sobre seu novo filme

Louise Duarte
Rodrigo Santoro recebeu a imprensa carioca na última segunda-feira (12), junto com Alline Moraes e José Henrique Fonseca, diretor do longa. Em coletiva realizada no hotel Pestana, em Copacabana, Zona Sul do Rio, o trio contou detalhes e curiosidades a respeito da produção de "Heleno", longa que conta a história do conturbado jogador de futebol Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo na década de 40.

Por que Heleno?

José Henrique Fonseca começou respondendo o porquê da escolha de um filme sobre Heleno de Freitas: "é um personagem carismático, excelente, com a vida cheia de drama". "Era um mito de Copacabana e deu um filme muito bom”, completou na entrevista. Rodrigo Santoro não sabia quase nada a respeito de Heleno de Freitas, mas quando o diretor o convidou para o projeto, dizendo que só o faria se ele estrelasse, fez com que Rodrigo mergulhasse na vida do jogador para entender mais como foi a vida dele. Além de o ator ter emagrecido 12 quilos para a fase decadente do personagem, Rodrigo também teve aulas de fundamentos do futebol com Claudio Adão para entender melhor o processo de treinamento.

“Eu não sabia nada sobre ele e uma das razões pelo que eu topei fazer esse filme foi que a minha geração não conhecia um personagem importante para o patrimônio do futebol brasileiro lá nos anos 40. É uma história muito intensa de uma forma trágica. Acho difícil definir quem foi o Heleno. Acho que ele foi um grande jogador de futebol, um homem movido pela sua grande paixão. Ele era advogado formado e tinha tudo para seguir um outro caminho mas abdicou de tudo para viver de futebol que era a vida dele”, contou o ator.

 filme

"Heleno", rodado em preto e branco por retratar a década de 40, foi escolha pessoal do diretor, que cresceu vendo filmes americanos e europeus nesse formato. Para ele, a história do filme combina com a estética de como foi filmado:“por ser uma história dos anos 40, trazer o preto e branco é a fantasia né? A cor é a realidade. É um jeito de você trazer essa história para isso e o preto e branco é o melhor veículo para isso”, explicou José Henrique na coletiva.

Alinne Moraes, que vive a esposa de Heleno, Silvia, conta como foi viver uma mulher que viveu com um homem de temperamento tão explosivo e tão diferente da mulher de hoje: “acho que me entreguei, estava disposta a tudo, mesmo as surpresas que aconteceram na hora". "Tivemos dois meses de preparação, pesquisa e tudo mais. Foi o tempo suficiente para entrar nesse universo. Acho que a Silvia se apaixona em um primeiro momento pelo Heleno e acredita muito nos dois. É um amor de mulher,bonito de se ver, que ela leva até o final do filme”, complementou a atriz.

 Realidade em preto e branco

Rodrigo e José Henrique comentaram sobre como foi produzir o filme, onde tiveram que bater na porta de algumas pessoas e convencerem elas a patrocinar o filme que foi  caro por ser em preto e branco. “Foi um investimento pessoal para esse filme ter acontecido. Não é um filme tão fácil para o mercado. Uma cinegrafia para ser completa precisa de filmes como o Heleno. Fiz um filme incrível com um elenco de ponta no mercado nacional com a ajuda fundamental do Eike Batista”, lembrou o diretor. Rodrigo Santoro emendou dizendo que “produzir é complicado em qualquer lugar do mundo". "Não foi nada fácil. A gente demorou bastante para conseguir captar para fazer o filme. Todo mundo batalhou muito,” disse Rodrigo.

Pré-estreia


Durante a noite daquela mesma segunda-feira, o elenco compareceu a pré-estréia do filme no Kinoplex Leblon no Shopping do Leblon, que contou com a presença de alguns convidados Vips como atores, jogadores de futebol e a própria família de Heleno de Freitas como o  filho único do jogador, Luis Eduardo, acompanhado das filhas.

Três das quatro salas do cinema foram reservadas aos convidados, mas não foi suficiente para conter o público que lotou o Kinoplex e muitos ficaram sem lugar para sentar, tendo que correr para outro cinema do bairro para conseguir pegar a outra sessão que começava. "Heleno", que já teve pré estréias e foi muito bem recebido por onde passou, como em Toronto, Miami e Havana, estreia no próximo dia 23 no Brasil, com 80 cópias por todo o país. No segundo semestre o longa deve ser lançado nos EUA e na Europa.

Matéria publicada originalmente no O Estado RJ

Nenhum comentário: