sábado, 31 de março de 2012

Claudia Ohana e Mateus Solano divulgam novo filme no Rio de Janeiro (Matéria)

Claudia Ohana e Mateus Solano divulgam novo filme no Rio de Janeiro

Atores receberam a imprensa no escritório carioca da Paramount Pictures para a divulgação de “A Novela das Oito”

Louise Duarte
Claudia Ohana e Mateus Solano receberam a imprensa na última sexta-feira (16) no escritório da Paramount Pictures, no Centro do Rio, para divulgação do novo filme da dupla, “A Novela das Oito”, de Odilon Rocha. A trama, que mostra duas mulheres fugindo da polícia em plena ditadura militar em 1978 e um diplomata voltando ao seu país e descobrindo sua sexualidade, tem como plano de fundo a novela “Dancing Days”, que ditou moda na época.

Mateus Solano começou falando do seu personagem João Paulo e de como o personagem não seria tão diferente se fosse mostrado em uma novela na TV:“eu estaria mais preso à forma da televisão e não teríamos um beijo gay caliente como esse do filme, mas eu como ator tento trazer a humanidade para todos os personagens na TV, teatro, cinema. E a humanidade é isso. É o que o cinema se propõe a dar”, afirma.



Já Claudia Ohana comentou sobre a transformação que sua personagem sofre no decorrer do filme. Dora começa como uma empregada doméstica calada que quase não falava e que de repente toma as rédeas da situação em que ela e Amanda, personagem de Vanessa Giácomo, se encontram. “Ela começa um personagem muito sofrido que passou por tortura, tá exilada, por uma perda de personalidade. É um personagem difícil porque não é um militante político, foi presa por causa de um artigo que fez por amor, não é uma empregada. Era um personagem ao mesmo tempo muito humano, uma mulher comum que, por azar da vida, se viu naquela situação e teve que se exilar e abandonar toda a vida dela”, conta Claudia.

A novela como símbolo de uma geração

A dupla de atores lembrou como a novela não paralisa mais o país inteiro como fazia antigamente, exceto no último capitulo quando,por exempo, o Silvio de Abreu mata todo mundo: “eu acho que o tempo da gente tá muito rápido, muito presente e a gente não prepara nada para o futuro. A gente tá vivendo o carpe diem(expressão em latim que significa ´aproveite seu dia´) de uma forma super  exagerada. Acho que isso é uma coisa do tempo. As vezes eu me pergunto, por conta dos gêmeos que eu fiz.

Ruth e Raquel(personagens gêmeas de Gloria Pires na novela Mulheres de Areia) estão no nosso imaginário para sempre. Não sei se os meus gêmeos vão ficar no imaginário dessa geração”, comenta Mateus. Claudia concorda,lembrando que era outra época onde não existia nem TV a cabo ou paparazzis: “eu ainda peguei uma novela que foi a Vamp, que realmente foi um marco. A novela era muito forte, tinha 90 pontos de audiência. Era uma loucura. Nunca mais que vai existir isso. Hoje em dia o Brasil não para por causa de uma novela”.

A  atriz, que também participa da trilha sonora, conta como foi voltar ao universo de “Dancing Days”, já que ela começou sua carreira como atriz fazendo figuração na mesma novela. “Fazer esse filme foi voltar uma época toda da minha vida, quando eu fiz 15 anos de idade minha vida mudou e eu tive que trabalhar e comecei fazendo figuração,por acaso fiz figuração em Dancing Days. É incrível como o mundo gira e a gente volta as coisas e foi incrível. Foi uma volta ao passado”, relembra Claudia.

Quando perguntados quais novelas das oito marcaram a vida dos atores, eles se dividiram. Enquanto Claudia ficou na dúvida entre Selva de Pedra, Escrava Isaura, Gabriela e Saramandaia, Mateus lembra que na época que assistia novela, ele não via novela das oito, mas das sete, ressaltando a obra Que Rei Sou Eu? como a sua favorita e que ele sente falta de uma novela que discuta o governo como a novela de Cassiano Gabus Mendes fez. O filme "A Novela das Oito" estreia no próximo dia 30.

Matéria originalmente publicada no O Estado RJ

Nenhum comentário: