quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A nova cara da literatura fantástica nacional (Matéria)

A nova cara da literatura fantástica nacional

Com o sucesso ao redor do mundo da nossa literatura e cinema, autores comentam o êxito do gênero e o interesse de novos leitores

Louise Duarte
Vampiros, bruxos, deuses, elfos, lobisomens e até anjos. Se você gosta de algumas das criaturas mitológicas citadas acima, então você está com sorte. A chamada literatura fantástica nacional tem revelado nos últimos anos escritores talentosos antes escondidos pela obscuridade, graças a preconceitos contra o gênero literário. Muitos deles não eram conhecidos porque o público achava estranho um vampiro ou lobisomem por exemplo, vivendo suas aventuras no Brasil.

Mas se até Joss Whedon, criador das séries "Buffy" e "Angel", trouxe os vampiros Spike e Drusilla para o Brasil, por que não ter vampiros e outras criaturas em solo brasileiro? Afinal, nosso país tem uma vasta cultura mitológica que vai desde o Saci Pererê, passando pelo boto cor-de-rosa, entre outros. Levou um tempo para leitores se acostumarem com o gênero. Mesmo para os que já conheciam os clássicos como "Drácula de Bram Stocker" ou mesmo os livros da escritora Anne Rice, ainda existia um certo preconceito residual. Pior ainda para quem escrevia. 



Giulia Moon, escritora conhecida pelos livros “Kaori – Perfume de Vampira” e a continuação “Kaori – Coração de Vampira”, lembra da Bienal do Livro de 2011, quando tentou mostrar suas obras para um homem que reagiu de maneira agressiva em relação a temática de vampiros.Ela esclarece:“-eu odeio esses livros de vampiros,disse ele. Estou tentando tirar a minha filha dessa”, retrucou . Giulia explica: “fiquei espantada, pois ele se referia aos livros de vampiros como se fossem algum tipo de droga, de cuja má influência precisava salvar a filha. E ele, antes de ir embora, emendou: ‘e a senhora deveria fazer alguma coisa de útil em vez de escrever essas coisas!’”. Ela lembra ainda perplexa com a atitude do homem. 

A nova força da literatura nacional

Ainda falando dos vampiros, o personagem Lestat e Drácula são quase uma unanimidade entre os autores. Nazareth Fonseca, autora da saga “Alma e Sangue”  acredita que a literatura nacional vem ganhando força nos últimos anos quando o público finalmente começou a enxergar seus autores e acreditar em seu potencial formando novos leitores.“Sim, a literatura fantástica tem o dom de pegar o leitor logo nas primeiras páginas. A fantasia é inerente ao ser humano, ela está presente desde a infância quando somos bombardeados por contos de fadas, Papai Noel, o Bicho Papão. Crescemos e descobrimos que não existe príncipe encantado, que Papai Noel é seu pai, e que Peter Pan é um adulto que não quer crescer. O jeito é apelar para a fantasia.Nela ainda encontramos nossos monstros queridos, os heróis e as mocinhas. A maior prova disso é que no cinema as luzes são apagadas, assim podemos entrar na história e nos ocultar do julgamento de quem esta do lado, mas o certo é que pagamos para a fantasia continuar” , explica ela.

Muito além de Crepúsculo


Apesar de muitas pessoas acharem que a figura do vampiro tenha ficado mais romântica por causa da saga Crepúsculo, a escritora e romancista Nana B Poetisa, autora de Relíquias e de Fragmentos,além de ter participado de outras antologias, discorda: “muito antes de Stephanie Meyer criar seu romance ´Crepúsculo´ com vampiros que brilham,a  autora Anne Rice já vinha arrebatando corações adolescentes, com suas ´Crônicas Vampirescas´ desde meados dos anos 70", explica. "Ela criou vampiros adoravelmente sofridos, como Louis de Ponte du Lac, ou poderosos e cheios de charme como o adorado e temido Lestat de Lioncourt. Isso tudo entre tantos outros que arrebatavam e ainda arrebatam os corações adolescentes. Essa autora sim, criou uma legião imensa e fiel de fãs, não apenas de adolescentes, mas de todas as idades, até hoje”, completa Nana.

Enquanto isso, Viviane Fair, autora da saga "A Caçadora", revela quais são os tipos de personagem que ela mais gosta de escrever:“os personagens que me atraem são os mais divertidos e sarcásticos; os personagens que surpreendem. Talvez porque me identifico mais neles e também porque são aqueles que causam no autor um desejo maior de continuar a história e sofrer reações”, ressalta.

Já Adriano Siqueira, autor de livros como "Adorável Noite", além de ter participado da antologia "Amor Vampiro", da qual também fazem parte Giulia Moon e Martha Argel, lembra de quando realmente começou o grande boom literário no Brasil:“em 2007 começou esta grande onda fantástica da literatura nacional. Muito por causa das criaturas fantásticas que começaram a aparecer com maior intensidade nos livros estrangeiros e nos cinemas. Com as pesquisas que fiz indo em lançamentos nacionais houve um crescimento impressionante", diz.

Adriano completa:"em 2008 tínhamos 10 lançamentos no ano, em 2009 chegou a 20 lançamentos só de livros de vampiros (nacionais e estrangeiros) e em 2010 chegou a passar dos 40 lançados. Já em 2011 cheguei a ir em mais de 50 eventos relacionados a lançamentos da literatura fantástica em geral e sem incluir a bienal do Rio que bateu recorde em lançamento da literatura fantástica".

O autor reforça:"neste ano ainda vai subir muito mais, pois novas editoras estão aparecendo tanto no campo de livros em papel como também em arquivos digitais .As editoras já estão mais seguras em acreditar no sucesso dos escritores nacionais e já se tornou sólido por isso ainda vamos ver muitos lançamentos”. Martha Argel, autora de livros como" Relações de Sangue", "Amores Perigosos", "O Vampiro da Mata Atlântica", entre outros, lembra que, após os lançamentos cinematográficos das sagas de "Harry Potter", "O Senhor dos Anéis" e "Crepúsculo", o mercado editorial começou a ver que o público gostava do gênero fantástico e também começaram a investir nesse gênero.

“Da forma como vejo, ao caírem no gosto popular, sobretudo dos adolescentes, esses blockbusters nascidos da literatura fizeram crescer o olho do mercado editorial, inclusive no Brasil. Toda editora, e todo autor estreante, agora quer ter o próximo mega-produto da indústria de entretenimento. Muita coisa de qualidade questionável acaba sendo publicada, mas o resultado final sem dúvida é positivo – o hábito da leitura parece estar em franca expansão, ao menos em nosso país, explica Martha.

 Público brasileiro mergulha na fantasia literária nacional

E falando em antologias, Anny Lucard, organizadora da antologia "Sociedade das Sombras – Contos Sobrenaturais", lembra que apesar de ter sido árdua organizar uma antologia também foi prazerosa. Ela também menciona o preconceito em relação ao gênero, tanto por parte das editoras como por parte do próprio público.“Creio que no Brasil o preconceito é grande. Além da supervalorização dos autores internacionais, há aqueles que acham que literatura nacional se limita aos clássicos e não vê a literatura fantástica produzida aqui com bons olhos. Infelizmente é comum críticos que são especializados em clássicos, falar mal dos novos autores nacionais, muitas vezes baseados em gosto pessoal ou em poucas referências, pois em geral as críticas não se sustentam. Umas fazem comparações absurdas entre autores que não possuem qualquer semelhança em seus trabalhos para tal”, critica Anny.

Simone Mateus, editora da Giz Editorial, acredita que a barreira entre o público e a literatura fantástica de hoje vem se abrindo cada vez mais depois que o público descobre os livros e suas histórias fantásticas:“não sei se é resultado de uma barreira, mas, quando o leitor tem contato com a literatura de fantasia é comum ele se surpreender. Geralmente escutamos a seguinte frase: ‘nossa, não esperava que fosse tão bom. E ainda é de escritor nacional’,esclarece. Simone completa:”acredito que a maior barreira é o pouco contato do leitor com a nossa literatura fantástica, que é muito competente e não fica a dever para ninguém”, opina .

Para Celly Borges e M.D Amado editores da Estronho, eles ainda encontram uma certa dificuldade em publicar livros do gênero fantástico já que nem todo mundo aceita: “como a divulgação ainda é feita a maior parte através de internet, é preciso trabalhar bastante para que chegue até aquelas pessoas que gostam da boa literatura, mas não conhecem muitos autores brasileiros. O fato é que hoje em dia tudo mudou para a literatura fantástica. Já é possível ver pessoas lendo livros fantásticos no ônibus ou metrô e a literatura fantástica nacional vem ganhando cada vez mais espaço com novos autores e editoras querendo divulgá-los. Nos dias atuais as pessoas não te olham mais com cara feia se você admitir que tem predileção pela literatura fantástica”, concluem os editores.Isso só vem provar que a literatura fantástica nacional chegou para ficar e que está quebrando todas os preconceitos passados, fazendo com que mais leitores mergulhem nas páginas de nossos autores, viajando com eles em seus universos fantásticos.

Matéria originalmente publicada no O Estado RJ

Nenhum comentário: