quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Os Smurfs (Crítica)

Smurfando em Nova Iorque
Por Louise Duarte


Título original: The Smurfs
Lançamento: 2011
País de origem: EUA
Direção: Raja Gosnell
Elenco: Hank Azaria, Neil Patrick Harris, Jayma Mays, Sofia Vergara.
Duração: 86 minutos
Gênero: Comédia

Em uma terra longínqua e distante, existe um lugar onde todos são felizes e onde não há lugar para tristeza somente alegria. Nesse lugar vivem criaturinhas azuis conhecidas como Os Smurfs. Cada Smurf tem seu nome de acordo com a sua personalidade. Então temos Narrador, Desastrado, Ranzinza, Padeiro e por aí vai. Também temos Papai Smurf e Smurfette. Que foi criada pelo maléfico feiticeiro Gargamel (Hank Azaria) para atrair os Smurfs, mas Papai Smurf a trouxe para o lado do bem.



Agora tudo que Gargamel e seu gato Cruel querem é capturar os Smurfs e pegarem sua essência mágica que fará dele o feiticeiro mais poderoso do universo. Mas primeiro ele precisa pegar as criaturinhas azuis para que o feitiço possa dar certo.

Quando Gargamel e Cruel finalmente conseguem invadir o vilarejo dos Smurfs, é um pandemônio. E como Papai Smurf havia previsto, Desastrado fará algo que acabará entregando os Smurfs de bandeja para Gargamel. Mesmo que intencionalmente já que Desastrado é como seu próprio nome diz, desastrado e não consegue evitar as confusões e desastres em que se mete.

Eles acabam entrando em um vortex graças a um feitiço que Papai Smurf fez durante a lua azul que os leva até outra dimensão. A nossa dimensão, na cidade de Nova Iorque onde conhecem um casal que dá abrigo para eles.

O publicitário Patrick (Neil Patrick Harris da série “How I Met Your Mother”) e  sua esposa grávida Grace (Jayma Mays da série “Glee”) descobrem as pequenas criaturas azuis quando Patrick traz eles para casa acidentalmente já que Desastrado foi parar em uma das caixas que Patrick trazia, enquanto fugia de Gargamel que os seguiu com Cruel até Nova Iorque.

Agora o casal precisa se adaptar aos Smurfs, incluindo sua cantoria constante e bom humor que a principio irritam Patrick, mas que ele acaba se acostumando no final das contas, já que até aceitar conselhos sobre paternidade do Papai Smurf, ele acaba aceitando.

No elenco, temos grandes nomes do entretenimento. Hank Azaria, ator já conhecido de séries como “Mad About You” e sua dublagem dos “Simpsons”, dá vida ao vilão mais conhecido dos Smurfs. A encarnação dele ficou perfeita e não poderiam ter escolhido ator melhor para interpretar o feiticeiro.
Neil Patrick Harris, bem diferente do seu mulherengo Barney Stinson de “How I Met Your Mother”, conseguiu fazer do yuppie publicitário estressado do inicio do filme, a um futuro pai que aceita conselhos de um Smurf experiente e decide ouvir a voz do seu coração uma vez na vida. Destaque especial para a cena de Patrick jogando “Guitar Hero” com os Smurfs ao som de “Walk This Way” do Aerosmith.

Já Jayma Mays, parece estar interpretando o mesmo tipo doce apesar de menos neurótico que faz no seriado “Glee”. Embora Grace seja mais normal que Emma, dá para ver que sua personagem não é assim tão diferente da que ela interpreta no seriado musical. Mas apesar disso, a química entre ela e Neil é evidente e eles formaram um casal simpático no filme. O conselho que Grace dá para Patrick no final para que ele siga seu coração, é prova disso.
Outro destaque do elenco vai para a cantora Katy Perry que faz a voz de Smurfette. Tem até uma referência a uma de suas músicas, quando Smurfette diz “I Kissed a Smurf and I liked”, claramente uma refência a sua música “I Kissed a Girl”.

Além de contar com o fator infantil que cerca as criaturinhas azuis e toda a sua mitologia, também tem um pouco de comédia romântica familiar por conta de Patrick e Grace, que estão iniciando uma família e Patrick ainda está se acostumando com a ideia.
Os Smurfs é diversão garantida para toda família. Vale a pena assistir para quem está a procura de um filme leve, divertido e descompromissado para assistir nessas férias. Já disponível para venda e locação. 


Trailer: 



Clip Walk This Way:


Nenhum comentário: