quarta-feira, 14 de setembro de 2011

XV Bienal do Livro Rio - Melhores Momentos Parte II (Coluna)


E a Maratona Literária Continua... 

Por Louise Duarte

Eu só ia postar novamente no final de semana mas já que resolvi postar hoje a minha matéria que saiu no O Estado RJ sobre a Bienal, resolvi atualizar aqui com outro post também. Aproveitando que dia 7 de setembro foi feriado, acho que todos os cariocas foram para o Rio Centro porque como aquilo encheu naquele dia! Os ingressos até esgotaram devido ao feriado mas também as presenças de Anne Rice, Padre Marcelo Rossi e Thalita Rebouças. Mas no mesmo dia ainda tinha Ziraldo e Paola Oliveira. Se bem que acho que no sábado dia 10 a situação ainda estava pior,  já que eu fiquei bem uma hora no pavilhão azul tentando sair de lá para o verde sem conseguir. 




A Fila logo cedo em frente ao estande da Rocco para pegar filas para pegar autógrafos da Anne Rice. E pelo que eu soube, como já comentei no post anterior rolou até briga com as fiéis que vieram ver o Padre Marcelo Rossi. Meio desorganizado isso não é? Colocar os dois no mesmo dia, ia dar confusão na certa... 

Sucesso entre os adolescentes com seus livros em formato de crônicas do cotidiano, em especial as da série "Fala Sério", Thalita Rebouças causou um alvoroço entre as milhares de fãs que foram ver sua autora favorita. Simpática e amável como sempre, ela se emocionou com o carinho das fãs durante o Conexão Jovem que aconteceu logo pela manhã no feriado e se lembrou na primeira vez que veio a Bienal, dez anos atrás e ninguém a conhecia, precisando subir em cadeiras na cara de pau para chamar a atenção do público juvenil.  

Outra confusão para variar foram as filas para pegar autógrafos de Ziraldo e Mauricio de Sousa. Todos as sessões de autógrafos com os criadores do Menino Maluquinho e da Turma da Mônica estavam completamente lotadas com filas quilométricas. E no dia que juntou Ziraldo com a atriz Paola Oliveira que interpreta a personagem título do livro "Uma Professora Muito Maluquinha" do livro homônimo de Ziraldo, encheu ainda mais já que a atriz mesmo febril compareceu ao lançamento. 

No dia 7 de setembro também tivemos a atriz Vera Zimmerman (a eterna Divina Magda de "Meu Bem Meu Mal" e "Ti Ti Ti", a Marina de "Vamp" além da Nadia de "O Astro") no Livro em Cena, lendo trechos de Canaã, de Graça Aranha. 

                            
Entre uma compra e outra, visitantes da Bienal do Livro recarregam as baterias para lanchar, descansar ou simplesmente começar a ler os livros comprados nos gramados localizados próximos aos pavilhões do Rio Centro. 

Auditório onde aconteceu a palestra com Anne Rice lotado, com fãs ansiosos pela presença da Rainha dos Vampiros. Teve até direito a cosplay com fãs fantasiados como o personagem Armand (abaixo): 

E a autora mais aguardada do evento sem dúvida nenhuma foi Anne Rice que lotou o auditório do Rio Centro tendo a presença de milhares de fãs. Simpática, a autora contou algumas particularidades sobre a sua saga vampiresca. Falou que imaginou a voz de Lestat como de Jim Morrison pois ouvia The Doors quando escrevia "Entrevista com Vampiro". 

A autora vampiresca agora veio lançar um livro sobre anjos. "De amor e maldade” (publicado pela editora. Rocco no Brasil), é o segundo volume da trilogia que foi iniciada com “Tempo dos Anjos”. Depois de vampiros e anjos, o próximo livro da escritora vai ser sobre lobisomens. É aguardar e ver que surpresas nos esperam nas páginas de seus livros!

E Giulia Moon e Martha Argel também estavam lá lançando seus novos romances vampirescos: Kaori 2 - Amor de Vampira de Giulia Moon e Amores Perigosos (continuação de Relações de Sangue) de Martha Argel. Eu comprei ambos e ainda ganhei autógrafo das escritoras paulistanas. Aliás, Martha Argel fazia aniversário naquela semana e até ganhou bolo da editora. Pena que eu perdi! Parabéns, querida! :D

Próximo post mais detalhes do dia 10 na Bienal (último dia que eu fui) e mais detalhes sobre a feira literária. Até lá.

Nenhum comentário: