domingo, 21 de agosto de 2011

Vampiros Brasileiros Com Pitadas de Humor - Parte I (Coluna)


Vampiros Brasileiros Com Pitadas de Humor 
Por Louise Duarte

O que acontece quando você mistura vampiros brasileiros, uma família de 15 pessoas, uma família de vampiros no melhor estilo família Monstro, uma mitologia própria em relação aos vampiros, um circo caindo as moscas e um bandido que se veste de padre para fugir das garras de um poderoso mafioso que o persegue? Você tem Vamp, novela brasileira sobre vampiros que foi exibida de Julho de 1991 a fevereiro de 1992 na Rede Globo e está sendo reprisada atualmente de segunda a sexta feira as 16:30 no canal Viva.  A novela revelou muitos futuros astros como Fãbio Assunção, Fernanda Rodrigues, Bel Kutner além de ter sido o primeiro trabalho de muitos futuros diretores da globo como Amora Maunter, Pedro Vasconcelos e Federico Mayrink. 


A novela foi escrita por Antonio Calmon e teve a direção de Jorge Fernando que participou de alguns capítulos da trama no melhor estilo Hitchcook, como o terapeuta excêntrico Vicentinho Fernando. A trama apesar de ter o fator terror das histórias de vampiros, está mais para terrir já que Vlad é um vampiro cômico (e põe cômico nisso!) e Ney LaTorraca abusa como pode fazendo de Vlad uma caricatura, especialmente quando quer castigar seus empregados.  






Natasha & A Família Rocha 

Natasha (Claudia Ohana) é uma jovem cantora em início de carreira que sonha com o estrelato. Ela faria tudo para conseguir o que deseja e ser uma roqueira de sucesso. Até mesmo vender sua alma para o diabo. E é ele em pessoa que vem lhe oferecer uma proposta irrecusável: Vlad (Ney LaTorraca) oferece sucesso, dinheiro em troca que ela seja sua para sempre, revelando-se para ela como um vampiro que a morde em seguida.  Pouco depois a cantora aparece em Veneza onde dá uma pequena amostra de seu talento na praça principal da cidade e chama a atenção do produtor musical Gerald Lamas (Guilherme Leme) que depois de perseguir a cantora pela cidade também é mordido por Vlad. 
Mas fama e sucesso não trouxeram felicidade para Natasha. Muito pelo contrário. Ela vive infeliz por conta das constantes transformaçoes que passa cada vez que vira uma vampira. Ela não gosta de ser vampira e não morde ninguém. Ela sobrevive através de intermináveis transfusões de sangue e sangue congelado requentado no microondas. E aí que em um de seus shows, ela conhece Rafa (Marcos Breda), um anjo que está disposto a ajudar a cantora para que ela se livre de Vlad e da maldição para sempre. Ela precisa ir para Armação dos Anjos e encontrar um homem chamado Rocha que irá destruir Vlad com a ajuda de um objeto poderoso chamado A Cruz de São Sebastião. 
Imaginando que o Homem chamado Rocha se trata do Capitão reformado da marinha Jonas Rocha (Reginaldo Farias), Natasha se apaixona perdidamente pelo homem que ela acha ser seu salvador. E quando o vê de binóculo assim que chega em Armação dos Anjos (ele passeava de lancha com seu filho mais velho Lipe (Fábio Assunção)) ela tem certeza de que ele é o homem que irá salvá-la e libertá-la de Vlad para sempre. 

Só tem alguns problemas. O primeiro é que Jonas não faz idéia de onde esteja a Cruz de São Sebastião e tampouco se apaixonou por Natasha como Rafa havia lhe informado. Pelo contrário, Jonas se apaixona é por Carmem Maura de Araújo Goes (Joana Fomm), historiadora  viúva e ambos possuem seis filhos. 
Apesar dos problemas iniciais com Natasha que insistia em hipnotizar Jonas para separá-lo de Carmem, e das brigas entre os 12 filhos que inicialmente alguns deles não eram a favor do casamento, o casal acaba se acertando e se casando. Jonas deveria saber da Cruz de São Sebastião que iria salvar Natasha da maldição de Vlad, mas não é ele quem começa a sonhar com o objeto, mas Lipe, seu filho mais velho que sonha com a cruz e Natasha, além de ter estranhos desmaios e ficar entre a vida e a morte antes de Rafa alertá-lo sobre a sua missão. Aparentemente Lipe é o homem chamado Rocha. Pelo menos por enquanto. 

Lipe sim, se apaixona por Natasha, esquecendo até de sua namorada anterior, Lena (Daniela Camargo), filha de Carmem Maura, que sofre quando o rapaz termina o namoro e começa um relacionamento com a cantora. Apesar de Natasha resistir ao charme dele no começo querendo sua ajuda apenas para mergulhar e tentar encontrar a cruz, ela acaba não resistindo e se rende aos seus encantos. Mas como esse romance não é muito bem recebido pela família numerosa de Lipe, Lipe acaba se mudando para a casa de Natasha que começa a dividir seu caixão com ele. 

Aliás, essa história de Lipe dividir o caixão de Natasha com ela é algo que Jonas não esperava de seu filho, assim como o relacionamento dele com a cantora que ele é contra, depois de tudo que ela fez para conquistá-lo. Quando Jonas e Carmem vão até a casa da cantora visitá-la para um jantar, o jantar é um desastre já que Natasha não cozinha e o casal deixou para esquentar a comida em cima da hora, deixando tudo praticamente congelado. 

Mas para desespero de Natasha, Vlad que não estava muito satisfeito com o romance de sua amada com Lipe, ordena a Gerald que ele morda o rapaz, para ver se o amor deles é assim tão forte e se Lipe ainda a amaria depois que fosse transformado em vampiro. Lipe é mordido por Gerald na noite em que a cruz de São Sebastião que finalmente foi encontrada e devolvida a igreja da cidade é colocada sob o altar, destruindo Vlad temporariamente e removendo os poderes de todos os vampiros existentes na cidade que não conseguem mais se transformar em vampiros. Apesar de ainda não ter virado um ser imortal, Lipe finalmente descobre toda a verdade sobre Natasha e que assim como ela é um vampiro. Apesar dele ainda não ter se transformado até o momento. Apesar do choque inicial, Lipe acaba se reconciliando com sua amada, mesmo sabendo que agora está condenado a viver como um vampiro quando Vlad voltar. 


Gerald & Scarlett 


Já Gerald & Scarlett, é outro casal bastante interessante da trama da novela. Diferente de Natasha, Gerald gosta de morder e sente prazer nisso. Tanto que mordeu Mary Matoso, apesar de ter se arrependido depois. Gerald se apaixona por Scarlett, filha de Carmem Maura assim que a conhece. Seu jeito tímido e romântico atrai o produtor que inicialmente só queria morder o pescoço da moça. E teve inúmeras oportunidades para isso, mas sempre era interrompido. Quando ele estava finalmente sozinho com ela pronto para dar o bote, ele não consegue mordê-la. É quando ele percebe que está completamente apaixonado por ela e não quer que ela seja como ele. Depois que Gerald perde seus poderes temporariamente assim como os outros vampiros, ele pode curtir seu romance com Scarlett sem ter que se preocupar com Vlad. O medo inicial de Scarlett em relação ao caixão de Gerald, faz com que ele decida contar toda a verdade para a namorada que apesar de chocada inicialmente, decide que continuará ao seu lado. E essa decisão os unirá de uma forma inesperada em breve...



Família Matoso 

E não poderia falar de Vamp nessa primeira coluna, sem mencionar a Família Matoso não é mesmo? Uma versão escrachada brasileira da Família Monstro, o clã dos Matoso é formado por Mary (Patrícia Travassos), Matoso (Otávio Augusto), Matosão (Flávio Silvino) e Matosinho (André Gonçalves). 

Matoso é o crápula da cidade que vive inventando tramoias para tentar comprar o circo de Simão (Evandro Mesquita) e Jezebel (Beth Coelho) e a pousada do capitão Jonas. Mas ambos resistem bravamente e quando Matoso inaugura na cidade a rádio MM comandado pela voz desafinada de Mary, a dupla contraataca os vilões com uma rádio pirata, a rádio Corsário. 

Já Mary, é cunhada de Jonas e filha de Dona Virgínia (Cleyde Yaconis) que ficou cansada de ser desprezada por Jonas que preferiu ficar com Carmem Maura, Mary se une a Matoso para se vingar de Jonas mas os planos da dupla sempre dão errado. Quando Mary é vampirizada por Gerald, ela aproveita para tornar Matoso e Matosão imortais também, formando o clã dos Matoso já que Matosão é tão mau quanto eles, chegou a desafiar Lipe para um duelo mortal de moto e só sobreviveu porque virou vampiro, pois teria morrido já que sua moto caiu de um despenhadeiro. 

Agora só falta o Matosinho, que por enquanto está salvo, mas não se sabe até quando, já que tanto Mary, Matoso e Matosão expressaram suas más intenções de vampirizarem o caçula da família também. Matosinho, apesar de tudo é a ovelha negra da família, ou deveria dizer ovelha branca? Já que além de covarde, ele é bom, influenciado pelos filhos do Capitão Jonas, especialmente por Isa (Fernanda Rodrigues) seu comportamento inicialmente violento foi modificado graças a amizade com os filhos caçulas de Jonas e Carmem, especialmente Isa, Tico (João Paulo Jr) e Sig (João Rebello).


Na próxima coluna, mais comentários sobre a novela incluindo nos personagens Padre Garotão, Augusto Sérgio e Mrs Penn Taylor, Simão, Jezebel entre outros. Não percam! 


Créditos para algumas das fotos para o blog: Vamp no Viva, onde você pode assistir aos capítulos na integra se tiver perdido no Viva. 

Nenhum comentário: