domingo, 24 de abril de 2011

Rio (Resenha)

 Uma Aventura Maravilhosa 

Por Louise Duarte

Aproveitando o feriado de páscoa e a falta de oportunidades de ver Rio nos cinemas até o momento, resolvi baixar a animação dirigida por Carlos Saldanha de A Hora do Gelo, e simplesmente me encantei com o desenho. Finalmente um filme que não mostra somente a miséria, violência e o lado ruim do Rio de Janeiro, mas também as belas paisagens da cidade carioca. Sim, o filme conta com vários clichês em torno do povo carioca além de erros mas a licença poética está aí para isso não é mesmo?

O filme começa no Rio, onde a pequena Arara azul Blu (Jesse Eisenberg) dança ao som de samba que outras aves cantam antes de ser capturado e ser levado para os Estados Unidos, na cidade de Minessota onde é adotado pela nerd Linda (Leslie Mann). Passam-se 15 anos e vemos Blu ainda vivendo com Linda. Alias, eles tem um relacionamento completamente fora do comum. Tirando o fato de que Blue escova os dentes, toma chocolate quente e lê o jornal em sua gaiola, eu diria que ele é quase um pássaro normal. Exceto pelo detalhe que a ave nunca voou na vida. 

Quando Tulio (dublado pelo brasileiro Rodrigo Santoro) descobre a ave na pequena livraria que Linda possui, ele implora para trazer Blu para o Brasil, especificamente no Rio de Janeiro para poder acasalar com Jade (ou Jewel no original, dublado por Anne Hathaway de O Diabo Veste Prada ). Meio a contragosto, Linda leva seu bichinho para a cidade maravilhosa com a esperança de salvar a espécie dele que está em extinção. Obviamente Jade e Blu não se "bicam" à primeira vista. Especialmente pelo fato de Blu não voar e Jade querer sua liberdade. 

Tudo complica quando eles são capturados por inescrupulosos traficantes de animais que roubam as aves do lugar onde elas deveriam acasalar. Elas conseguem fugir com a ajuda de outros pássaros que fazem amizade pelo caminho, e como ambas estão acorrentadas uma na outra, precisam se ajudar para conseguirem a liberdade. Mas não será fácil, pois Nigel, o passáro-vilão do filme, uma cacatua da crista amarela que trabalha para os traficantes que fará de tudo para atrapalhar os planos de liberdade de Blu e Jade. 

O filme mostra belas paisagens da nossa cidade como Os arcos da Lapa, O Cristo Redentor, O Pão de Açucar, Santa Tereza, Desfiles das Escolas de Samba cariocas em pleno carnaval. Apesar de também mostrar o submundo do crime mostrando as favelas cariocas onde as aves são trazidas pelos traficantes, e o tráfico ilegal de diferentes espécies de aves mas isso não quebra o clima alto astral do filme nem o romance entre Blu e Jade que finalmente começam a se entender no meio do filme, mesmo que Blu seja um desastre em questão de romance. Pelo contrário, porque o saldo no final do filme não poderia ser mais positivo. 

E a trilha sonora não poderia ter sido melhor escolhida, com músicas que combinaram perfeitamente com o clima do filme que vão desde de Bebel Gilberto, passando por Carlinhos Brown , Sergio Mendes além do próprio elenco do filme. 


Curta o trailer do filme Rio e depois corra até o cinema mais próximo. Um filme mais do que recomendado, para ver e rever com toda a família. 
                                                                       

                  

Nenhum comentário: