terça-feira, 15 de março de 2011

Ti Ti Ti 2010/2011 (Resenha) Parte 2

Barracos e Armações no Mundo da Moda

Aproveitando a última semana de exibição de Ti Ti Ti, vim postar a segunda parte da resenha sobre essa novela que com certeza vai deixar saudades. Já estou me despedindo de Ari, Susana, Jaques, Jaqueline...

Bom, depois desse post, ainda farei mais dois posts, depois que o último capítulo for exibido, mas por enquanto quero analisar alguns dos casais e triângulos que foram abordados na novela, e o que funcionou e o que não funcionou nesse remake, especialmente com o crossover com Plumas e Paêtes.


Personagens, Casais e Triângulos  (O que funcionou)




Ariclenes Martins X André Spina - A rivalidade eterna desses dois ficou ainda mais interessante no remake. As cenas entre Murílio Benício e Alexandre Borges cada vez que se encontravam e se alfinetavam eram hilárias. Especialmente com os apelidos "carinhosos" de Ari para André como "cacatua", "pavão" entre outros apelidos. E no capítulo que eles tomam porre juntos no dia da inaguração do ateliê da Jaqueline? Uma das melhores cenas entre os dois com certeza. A união temporária entre os dois nas últimas semanas, também foi ótimo já que como Mabi disse, eles separados são inúteis mas são uns gênios trabalhando juntos. 

Lipe e Mabi Spina - O casal de gêmeos de André, mostraram ser as pessoas mais maduras da família Spina. Especialmente Mabi com suas tiradas e críticas ao mundo da moda, não medindo esforços para criticar ninguém, nem mesmo ao pai Jaque Leclair. Mabi ainda criou o pseudônimo de Beatrice M, uma blogueira como língua afiada que critica o mundo da moda, especialmente a dupla LeClair e Valentim, e as armações que os dois rivais armavam um para o outro. Já Lipe, um eterno romântico que parece que ficou preso ao século XVIII, e escreve seus romances em uma máquina de escrever, assim como Mabi, Lipe também tem ótimas tiradas e despreza completamente o mundo fashion. 

Ariclenes Martins  & Chico (Francisco) da Silva  - Os amigos cúmplices das armações de Ari também foram destaque para as melhores cenas de comédia da novela, graças ao talento de Murílio Benício e Rodrigo Lopes que arrasaram nas cenas provando o timing para comédia que possuíram. Chico, o eterno e fiel escudeiro de Ari, sempre ajudando o amigo a promover Victor Valentim, ainda criou vários bordões durante o tempo de exibição da novela, entre eles o "redondamente". 
Chico & Nicole - Algo que começou somente como um "casinho" amoroso, já que Nicole não queria se compromoter por vergonha da diferença de idade, virou algo maior por conta da paixão de Chico pela costureira e da grande química entre os personagens. E o batom "Ti Ti Ti" de Victor Valentim certamente ajudou a juntar o casal várias vezes. Mas eles sempre acabavam se desentendendo por teimosia de Nicole. Chegou uma hora que até Chico cansou porque ele não queria ser "apenas um objeto sexual" como ele mesmo disse e queria casar com ela, mas ela o rejeitou várias vezes até ver que podia perdê-lo para sempre. Nicole finalmente deu o braço a torçer e pediu o moto-boy em casamento. 

Edgar Sampaio , Marcela e Renato Villa  - Marcela namorava com Renato em Belo Horizonte sem saber que ele era um cara rico, herdeiro de uma fortuna de uma família importante da cidade. Quando ela fica grávida do rapaz, ele acha que ela está usando o golpe da barriga por achar saber que ele rico (graças a sugestão do pai que implicou que ela pudesse saber). Ela vai morar em São Paulo com o amigo Osmar, mas no meio da viagem de carro eles sofrem um acidente e Osmar mora no volante. A família de Osmar (que era gay) a acolhe achando que Marcela carrega o filho de Osmar. Edgar, irmão de Oscar, começa a destratar Marcela no começo, por achar que ela é oportunista por aceitar a proposta do pai de continuar fingindo que o filho seja de Osmar já que mãe deles está muito doente e morreria de tristeza se descobrisse a verdade. Durante a gravidez de Marcela, Edgar acaba se apaixonando pela garota assim como pelo filho dela que nasce algum tempo depois. Renato acaba voltando meses depois quando a ex-amante de Edgar, Luísa envia as fotos do batizado do filho de Marcela para a mãe de Renato. Renato acaba voltando de Londres onde estava fazendo um MBA em administração para exigir a guarda do filho. O pai de Renato, acaba revelando tudo para mãe de Edgar que fica chocada com a notícia. Depois ele ainda força Renato e Marcela a se casarem por um ano ou destruirá a editora de Gustavo, pai de Edgar. Com medo de destruir a vida da família que os acolheu Marcela acaba aceitando a proposta mesmo ainda estando apaixonada por Edgar. Nesse meio tempo, cansado de sofrer, Edgar ainda se envolve com Amanda, uma modelo filha de Jaque LeClair, mas nada adianta porque ele só pensava em Marcela. Depois de um tempo, Renato se dá conta de que o casamento começou mal e pede o divórcio livrando Marcela do casamento forçado. Agora a mineira, está vivendo sozinha em uma apartamento com o filho enquanto se decide com quem vai ficar e quem é o grande amor de sua vida: Edgar ou Renato?
Ari & Suzana - Eu vou ser do contra da maioria do público da novela e dizer que meu casal favorito nunca foi Marcela e Edgar e sim Susana e Ari. Eu tenho que confessar que casais com uma "faísca" no começo de seus relacionamentos sempre me interessam mais, tanto que tenho outros casais com o mesmo perfil nessa mesma novela (Luti & Val, Chico & Nicole, e até Marcela & Edgar começou assim.) Susana e Ari foram casados por um tempo e dessa união eles tiveram um filho : Luís Otávio ou Luti. Graças as enrolações eternas de Ari sempre pensando em se dar bem com suas armações (a música tema do personagem "A Vida é Dura" cai como uma luva para ele) eles acabaram se separando mesmo depois de Ari ter ajudado a pagar a faculdade de jornalismo de Susana que virou a editora de moda da revista Moda Brasil, uma conceituada revista do gênero. 

Mas por causa do filho ela continua ajudando o marido como pode, pagando para ajudar em suas armações e emprestando dinheiro e arranjando trabalhos para ele sempre que pode. Isso antes dele criar o personagem Victor Valentim. E quando ela descobre que Victor Valentim se trata de seu ex-marido, ela continua ajudando o marido mesmo sobre protestos iniciais por não querer se envolver já que afinal de contas, ela é uma jornalista. Uma das cenas mais hilárias da novela é o capítulo em que Susana vai entrevistar Victor Valentim e depois dorme com ele, não resistindo ao seu charme e sedução. No dia seguinte, ela diz a Ari que ficou encantado com ele mas que não pode voltar com Ari pois ficou caidinha por Victor Valentim deixando Ari possesso da vida. A clássica história do triàngulo de dois no melhor estilo Superman, Lois e Clark. E assim como aconteceu no seriado Smallville, metade da novela já sabia que Ariclenes era Victor Valentim. 

Luti Martins & Valquíria Spina -  O casal no melhor estilo "Romeo & Julieta" já que seus pais são inimigos de infância, tiveram que driblar seu ódio inicial (que gerou situações hilárias devido as implicâncias que eles tinham um com o outro no começo da novela que no fundo estava disfarçado de amor) para poderem admitir que se amavam. Outro problema, foi ter que esconder esse amor dos pais pois assim que descobrissem, seriam proibidos de se encontrar. 

Um fato interessante é que Malu Mader (a Susana do remake) fez o papel de Valquiria na primeira versão de 1985. Por conta disso, a novela de vez em quando soltava umas referências a primeira versão em cenas entre Susana e Valquíria, em que a garota dizia para a mãe do namorado: Eu quero ser você um dia e Susana respondia: Eu já fui você. Muito bem sacado! 


Jaqueline Maldonado e Jaques Le Clair - A dupla dos dois sempre foi impagável até a Clotilde aparecer estragando um pouco das cenas hilárias entre os dois e transformando o casal em uma especial de Coriga/Harley Quinn da novela, pois como Jaqueline era eternamente apaixonada por Jaques, se humilhava em busca desse amor, mesmo que fosse necessário armar os maiores barracos e fazer as maiores loucuras por conta do homem amado. Cansada de ser humilhada pelo homem que a traiu, roubou suas ideias e ainda a desprezou, ela virou freira e depois se casou com um surfista gay para fingir que estava feliz, só para poder comprar a marca do seu agora maior inimigo. Mas não durou muito tempo para ela cair novamente na lábia do estilista.... 
O que nos leva as cenas hilárias das trocas de papéis entre Ariclenes e André, querendo conquistar Jaqueline para poder comprar a marca "Jaque LeClair" de volta. André vestido de Victor Valentim e Ari de Jaques Le Clair foi simplesmente uma das cenas mais hilárias da novela. 
                          
Aliás, desde a volta gloriosa de Jaqueline depois que se casou com Thales (e eu vou comentar sobre eles e Massa ainda nesse post) a disputa de Jaqueline pelos arqui-inimigos proporcionaram ao público cenas hilárias. Jaqueline poderosa, sem sair do salto, dizendo ao que veio e mostrando aos dois que não estava para brincadeira, e que eles iam ter que comer na mão dela agora. Dá-lhe Jaqueline! :

Jaqueline, Massa e Thales - Outro arco bem interessante da novela, foi a "fase" freira da Jaqueline. Bem ao estilo da "Noviça Rebelde", a irmã Desgosto (nome que Jaqueline adota durante essa fase), proporciona momentos hilários durante o seu tempo no convento. Quando Massa (Marcos Frota), um ex-detento no melhor estilo Robin Hood, se junta a ela para ajudá-la já que ele é um eterno apaixonado pela "Jaquelinda" como ele a chama carinhosamente, ele faria de tudo por ela. Infelizmente, Jaqueline só tem olhos para Thales, seu novo marido já que eles se casaram depois que ela foi expulsa do convento já que ela queria ajudar o rapaz a conseguir a herança de sua avó e isso só aconteceria se ele se casasse. 

O relacionamento de Thales com Jaqueline virou algo lindo assim que os capítulos iam avançando e principalmente depois que ela descobriu que ele era gay e apaixonado por Julinho mas não tinha coragem de se assumir. Ela não só deu a maior força para o "surfistão" como Massa o apelidou, como também ainda bancou o cupido entre ele e Julinho, cabelereiro e melhor amigo de Marcela. 
Julinho & Thales - Apesar de nunca ter esquecido seu primeiro e grande amor, Osmar, irmão de Edgar que morreu em um trágico acidente de carro no começo da novela, Julinho começou a receber atenção do marido ainda não assumido de Jaqueline, Thales. Especialmente porque o Dr Eduardo por quem Julinho havia se apaixonado, era hétero. Depois de muita resitência por parte do mineiro, especialmente porque Thale se sentia envergonhado em sair do armário, ele acaba fazendo-o durante o casamento de Thaisa e Eduardo, para a surpresa de Julinho, que acaba finalmente aceitando-o. 

Essa semana volto com outro post sobre a novela. Ainda tenho outros personagens para analizar antes de comentar sobre o último capítulo. Até lá! 

Um video de umas minhas cenas favoritas com Ari e André brigando por causa de Jaqueline. Divirtam-se! 

Nenhum comentário: