domingo, 17 de outubro de 2010

Smallville 10x04 - Homecoming (Resenha)

Passado, Presente e Futuro de Um Herói 








Por Louise Duarte

Acho que não vou conseguir ficar muito objetiva para comentar sobre o quarto episódio de Smallville, entitulado “Homecoming”. O episódio contou com todos os elementos que todo fã do Superman sempre sonhou em ver na série, e não é só isso. Todo fã do relacionamento entre Lois & Clark também provando que Lois é a única mulher na vida do nosso herói. Enfim, foi perfeito demais. E ainda trouxe de volta James Masters, interpretando a versão bondosa de Brainiac, que no futuro é conhecido como Brainiac 5.

Aliás, esse é o episódio que comemora a marca de 200 episódios. Poucas séries tiveram esse privilégio. Smallville também é a série sobre o Superman que mais tempo ficou no ar, 10 temporadas. Não é pouca coisa não. Mesmo com os altos e baixos que a série teve, os fãs se mantiveram fiéis, dando audiência para que o seriado chegasse até aqui. Mesmo com muitos tropeços, erros e histórias bizarras. A série finalmente chegou onde todos esperavam na jornada do nosso herói que um dia será conhecido como Superman.

Clark vê as capas de revistas onde Oliver e Kara aparecerem como heróis enquanto o Blur tem um destaque ao lado de um ponto de interrogação. Ele começa a se questionar se seu pai não tinha razão em relação a ele. Lois aparece para animá-lo e lembrá-lo que eles tem a reunião de cinco anos de formados do Smallville High. Clark estranha já que Lois só se matriculou por 23 dias e só apareceu por cinco.

No Smallville High, uma conselheira lia arquivos de antigos freaks da semana entre eles Alicia Baker e está ansiosa pela volta de Clark para poder se vingar dele. Sabendo que todos os freaks estão ligados a Clark de alguma maneira e que fará Clark pagar. Brainiac 5 aparece e para o tempo e diz para ela esquecer o passado e seguir em frente. Ele então enfia o seu dedo metálico no cérebro dela, antes dos créditos serem iniciados. Aliás, esse inicio com a conselheira, teve um que dos velhos tempos da série, quando os freaks eram os principais vilões do seriado. Achei interessante, Brainiac 5 interromper dizendo que que a série amadureceu e agora tem vilões de verdade. Mas foi interessante ver por um momento para matar as saudades das primeiras temporadas.














No dia seguinte, Lois e Clark chegam ao Ginásio do Smallville High, e enquanto todos cumprimentam Clark com entusiasmo, Lois fica decepcionada que ninguém se lembra de sua passagem curta pelo colégio. Clark tem lembranças de seu passado no colégio com Lana e Chloe (são mostradas cenas de flashbacks, das primeiras cenas das personagens no episódio piloto da série). No Torch eles conhecem uma dupla de estudantes que agora mantém o jornal da escola online com todos os casos que Chloe costumava cobrir na época da escola. Eles tem a teoria de que o Blur talvez tenha vindo de Smallville. Lois e Clark tentam faze-los esquecer da história, mas eles não param de falar. Quando a garota chamada Zoe (muito sutil Smallville), diz que foi bom o Blur não ter vindo pois assim não roubaria o destaque que Clark teria naquela noite. Clark e Lois trocam olhares sem entender o que eles queriam dizer.




Próxima cena vemos Clark como rei da reunião, com direito a trono e coroa. Lois senta ao lado dele no trono e fica acenando para os súditos presentes na festa. Clark se sente ridículo e nem um pouco à vontade. Mais alguém se lembrou de “Spirit” com a célebre frase: “The Crown is mine, bitch! De qualquer jeito, Greg Reiner, que foi o primeiro meteor frek presente no segundo episódio da série, também está na reunião.

Enquanto Lois e Clark estão em seus tronos reais, o tempo para. Clark nota Brainiac aparecendo e vai até ele. Ele revela que não é o mesmo Brainiac que ele conheceu e que veio do futuro. Ele então mostra a Clark o anel da Legião dos Super Heróis. Clark fica preocupado com os amigos, mas Brainy afirma que se juntou aos futuros heróis. Que da última vez que eles vieram para ajudar Chloe, eles curaram Brainiac e que depois disso ele se juntou a eles. Ele que inventou viagens no tempo e o anel necessário para isso. E que ele é conhecido como Brainiac 5. Ele também lembra a Clark que tanto ele como Clark podem ser corrompidos e que é preciso menos que um nano-bite para isso. Ele então o leva de volta ao passado no melhor estilo “A Christimas Carol” para mostrar a Clark, seu passado, presente e futuro e o que ele deveria fazer para se tornar o herói que ele deveria ser.









No passado, vemos uma cena que realmente mudou a vida de Clark. O funeral de Jonathan. Foi quando Clark começou a se culpar pela morte do pai e carrega essa culpa até os dias de hoje. Brainiac 5 então mostra algo que Clark nunca imaginara. Jonathan lutando contra Lionel para proteger sua família. E principalmente para proteger Clark. Clark tenta ir defender o pai, mas Brainiac 5 o impede dizendo que Jonathan fez suas próprias escolhas e que Clark deveria parar de se culpar por isso.

Eles vão até o presente, onde eles observam Oliver assistindo TV com noticiários sobre ele e sua grande revelação como o Arqueiro Verde. Ele parece triste porque Clark ainda não ligou para ele e Brainiac 5 lembra Clark que até Oliver precisa do apoio do amigo. Ainda no presente eles voltam para a reunião no Smallville High onde testemunham Lois conversando com a garota que distribuía ponches. Ela faz Lois se sentir triste ao mencionar Lana e Chloe, especialmente quando diz que Clark e Lana eram perfeitos. Brainiac 5 lembra que Clark sempre quis proteger Lois mas que ela não parecia tão protegida. Greg aparece para conversar com Lois e dar um recado para Clark, despertando a atenção de Clark que insiste em protege-la mas em vez disso acaba sendo mandando para o Planeta Diário, 7 anos no futuro onde o Planeta Diário publica artigos sobre o Superman.

Ele esbarra em Lois Lane, pelo menos a Lois Lane de 2017. Ela briga com Clark pelo fato dele não estar usando óculos ou suas roupas formais de repórter e acha que ele está investigando alguma matéria. Ele percebe que agora ele e Lois tem seu próprio escritório e dá um sorriso orgulhoso com essa descoberta. Ele também descobre que Lois sabe do seu segredo. Desde dele ser de Krypton, criado pelos Kents até as diferentes cores de Kryptonita. Quando Lois precisa sair correndo para entrevistar o prefeito, Clark esbarra em sua versão do futuro. Usando óculos e um sobretudo. Ele avisa Clark que sabia que ele iria aparecer naquele momento pois já passou por aquilo (Essa cena ficou muito “De volta para o Futuro”), e pede a Clark para ir para o telhado do Planeta fazer um salvamento já que ele precisava ir desativar um reator nuclear e não conseguiria estar em dois lugares ao mesmo tempo. Clark vê Superman salvando o dia enquanto ele vai salvar Lois que está em um helicóptero prestes a cair(óbvia referência a Superman – O Filme), Clark faz o salvamento. Quando Lois nota seu amado a salvando (e provavelmente noivo pelo flashfoward da season finale da nona temporada em que Lois usava uma aliança) ela nocauteia o piloto para que ele não veja Clark sem seu disfarce. Ela o lembra sem entender o que está acontecendo com ele já que ele geralmente não age daquela maneira. Ela o beija apaixonadamente antes de ir embora, lembrando-o que eles tem uma reserva em um restaurante para jantarem mais tarde. Quando Lois sai, Brainiac 5 volta e lembra ao herói que ele tinha medo que seu passado interferisse em seu futuro assim como que a escuridão o dominasse, assim como Jor-el disse. Na minha opinião, a maioria desses medos do Clark são culpa do Jor-el que colocou na cabeça dele que ele não pode ser o herói que todos sabemos que ele será. O Jor-el é sem dúvida nenhuma o personagem que mais me irrita no momento.

De volta a reunião, Clark e Brainiac 5 assistem Lois conversar com Greg que só queria que Lois desse um recado a Clark, agradecendo-o por te-lo tornado uma pessoa melhor. Brainy ainda lembra Clark que os heróis são formados no presente, e deixa o local. Quando Clark finalmente chama Lois para dançar a reunião acaba. Clark se desculpa mas Lois não se incomoda, dizendo que eles tem pautas para começar a escrever.

No dia seguinte, Clark faz duas visitas importantes. Ao túmulo do seu pai, trajando seu novo uniforme, onde ele promete ao pai que irá seguir sua vida e será o herói que ele terá orgulho e vai parar de se culpar pela sua morte. Ele enterra o relógio que pertenceu a Jonathan perto de seu túmulo antes de se despedir dele. Depois disso, ele vai até o escritório de Oliver que está dando uma entrevista. Quando ele vê Clark lá, ele se sente mais confortável em começar a entrevista dizendo que está fazendo o que faz porque quer fazer a diferença, quer ajudar pessoas. E é isso que o diferente dos bloggers que só fazem criticá-lo. E diz que não está sozinho.

No Torch, Zoe e Clayton recebem uma mensagem de texto de Chloe por ajudá-la a carregar a legacia do local.

E finalmente, a cena preferida dos fãs do casal Lois & Clark, uma cena que muita gente achou que nunca iria acontecer em Smallville se tornou realidade. Lois aparece no celeiro de Clark e nota que ele colocou uma bola de discoteca no local. Ela brinca dizendo que a nova decoração não combina mas Clark a chama para dançar ao som de “Baby I Need You” de Kim Taylor. Lois acaba se esbarrando e pisando no pé de Clark. Ele sugere para ela subir nos seus pés para eles dançarem (referência a Superman Returns). Clark admite que ama ela e Lois diz que também o ama. Enquanto dançavam, Lois diz que precisa conversar algo importante com ele, mas Clark pede para eles esperarem até o dia seguinte. Ele só queria curtir o momento, curtir o presente e deixar para se preocupar com o futuro amanhã. Lois, encosta sua cabeça no peito de Clark enquanto continuavam a dançar, quando Clark totalmente relaxado e envolvido no momento começa a flutuar com Lois. Não sei se ela notou ou não, mas devido as circunstâncias, provavelmente tenha notado.

Esse é mais um motivo de eu achar que Clark vai conseguir voar nessa temporada por causa da Lois. Todas essas dicas, que os produtores estão plantando levam a crer que o amor do Clark pela Lois vai ser o impulso necessário para isso. E agora que ele finalmente se livrou da culpa que o atormentou nos últimos anos, ele vá conseguir relaxar e conseguir desenvolver melhor seu último e mais aguardado poder. É o poder do amor que move montanhas e te faz voar? É, parece uma música brega e talvez até seja, mas no caso de Lois e Clark, eu acredito que em breve, pelo menos até o final da temporada, irá se tornar realidade.

2 comentários:

Neuseli disse...

Excelente!!

Unknown disse...

Adorei as tuas resenhas!!Gostaria de fazer uma pergunta, você sabe quem é a atriz que entrevista o Oliver Queen no final deste capítulo?