sábado, 16 de outubro de 2010

Smallville 10x03 - Supergirl (Resenha)


A Volta da Garota de Aço 

Por Louise Duarte

No terceiro episódio da décima temporada de Smallville, entitulado "Supergirl" pois trás de volta a prima do futuro homem de Aço Kara Kent, apesar dela ainda não assumir o nome de Supergirl, provavelmente porque fará isso depois que Superman aparecer publicamente.

Três semanas atrás quando Darksaid foi libertado do portal onde Clark e Zod lutavam, algo aconteceu sem que Clark tomasse conhecimento. Darsaid possuiu o corpo de um radialista de Metropolis que luta contra os vigilantes da cidade, incluindo o Blur. Três semanas depois, ele conseguiu fazer seu programa de rádio ganhar prestígio e uma audiência que não tinha antes, graças a semente da desconfiança plantada por Darksaid.

Lois finalmente volta da África para a felicidade e alivio de Clark que fica feliz em vê-la de volta. Eles ainda não retomam o namoro mas Clark propõe a volta da parceria no Planeta Diário. Lois aceita já que nas palavras dela Cat teve que ir correndo fazer uma cobertura no Alasca. Eu imagino quem a Lois conseguiu convencer para transferir a Cat para o Alasca.

Gordon Godfraid, agora com mais status na cidade, está lançando um livro onde planeja expor as ameaças que os chamados heróis, são para a cidade. É quando um billboard com a capa do seu livro quase cai sobre as cabeças dos metropolitanos, se não fosse por... Não, Clark. E sim, sua prima Kara, que volta a cidade para salvar o dia e roubar do trovão de herói de Clark.

Lois provoca Clark em relação ao seu segredo, dizendo que Kara provavelmente foi infectada na última vez em que esteve na cidade. Clark acaba aceitando a sugestão da parceira, sem outra alternativa. Lois acha perigoso para Kara ficar fazendo salvamentos em público, mostrando seu rosto para todos verem. E diz que isso pode colocar a vida de Clark e de todos em volta dele em perigo.
Clark decide ir conversar com a prima pessoalmente e ver o que está acontecendo e o porque de sua volta. Kara estava fazendo uma sessão de fotos (que depois descobrimos em “Homecoming” era para a capa da revista InStyle) e é surpreendida por Clark. Ela informa o primo que Jor-el a mandou para Terra para protegê-la de uma ameaça sombria. Ela também dá um recado para Clark dizendo que Jor-el mandou dizer que ele não considera ele mais seu filho. Ouch. Que pai é esse? Eu nunca gostei do Jor-el de Smallville, nunca. Mas o que ele faz nesse episódio é de dar raiva. Não é a toa que o Clark sempre foi confuso em relação ao seu destino de herói. Tudo que o Jor-el sempre fez foi pressioná-lo e intimidá-lo. Essa não é a melhor maneira de torná-lo o herói que ele está destinado. Jonathan Kent é um melhor pai do que Jor-el nunca vai ser. Talvez seja a ideia de Smallville querer mostrar como os pais de Clark são diferentes na sua concepção de criação, querendo mostrar que Clark talvez tenha puxado mais a Jonathan que a Jor-el, já que Clark tem um elo significativo com os humanos e a terra.


De qualquer jeito, ele descobre pela prima que a ameaça veio para a terra três semanas atrás e se toca que deve ter vindo da dimensão para onde ele mandou Zod e os Kandorianos. Ele pede ajuda a Kara para poder estar preparado para enfrentar tal ameaça.
Enquanto isso, Lois Lane resolveu caçar literalmente o radialista Gordon. É quando este a revela que planeja expor um dos capítulos ainda inéditos de seu livro na internet antes de ser publicado, revelando ao publico que a identidade secreta do Arqueiro Verde é Oliver Queen. Lois alerta o amigo mas Oliver não dá muita importância ao caso, dizendo que acha que será melhor assim, já que ele ainda se sente culpado pelo que aconteceu a Chloe.


Na fazenda Kent, Clark e Kara estão no moinho onde Kara tenta fazer Clark se concentrar no som do bater de asas de uma borboleta. “Faça daquele barulho, o seu mundo”, ela diz. Essa frase gerou especulações de fãs de que quando finalmente voar, ele voará por conta das batidas do coração de Lois, como acontece nos quadrinhos. Mas infelizmente nesse caso, Clark consegue levantar vôo mas não o suficiente para voar pois ele acaba desabando no telhado do celeiro. Ele fica frustrado e Kara percebe que ele ainda não está pronto pois está duvidando de seus poderes.
Lois se disfarça de motorista do radialista e o leva até um clube de sadomasoquista onde depois ela troca seu disfarce para uma mistura de Huntress com Lady Gaga. De qualquer jeito, ela o seduz e depois tira umas fotos comprometoras dele para publicar no jornal para evitar que ele fique descreditado quando for publicar o capítulo sobre o Arqueiro Verde. Para o azar da nossa repórter, Geoffrey acaba se libertando e ataca Lois antes de prende-la para que Clark e Kara venha resgatá-la. Darsaid fica tentado a possuir Lois mas percebe que não poderia pois ela tinha o coração puro, já Clark estava mais suscetível para a possessão. Felizmente, Kara chega a tempo de salvar o primo de se tornar o objeto da possessão de Darksaid, que já mostrou seus planos para a temporada. Lois ainda tem um papo com Kara já que ela foi oficialmente sua heroína, mesmo Clark tendo salvado sua  vida e Lois sabe disso, mas ele não sabe que ela sabe. Isso ta parecendo aquele episódio de Friends: They don’t know they know we know... Kara revela a amiga, que as vezes até um herói precisa de alguém para voltar.


No final de volta ao Planeta Diário, Lois revela a Clark que mandou as fotos para uma amiga do Inquisitor publicá-las já que elas não eram o estilo do Planeta. Ela ainda confessa a Clark que apesar de tudo estava amedrontada. E que o Blur pode contar com ela, estando com medo ou não. Ele ainda é o seu herói. Clark esbarra em Kara no meio da rua, usando uma peruca preta, um terninho e óculos. Quase o estilo de Lynda Carter como Diana Prince na série “Wonder Woman” da década de 70. Kara revela ao primo que acha que a sugestão de Lois é válida e que assim não irá chamar a atenção toda para ela quando precisar fazer seus salvamentos. Ela diz que vai ficar por perto, procurando por Darksaid e para ele não se preocupar. Isso significa que Kara ainda deve voltar essa temporada. Afinal, é a última temporada. A temporada de despedidas então, é a última chance de vermos Laura Vandervoort como Supergirl.
                                            
                                                                                     
Lois devolve o pendriver para Oliver, dizendo que seu segredo agora está a salvo. Isso faz Oliver pensar que depois de tudo que aconteceu, era hora dele lutar suas próprias batalhas, quando o jovem bilionário decide se revelar ao público como a verdadeira identidade do Arqueiro Verde.


E Smallville nos apresenta mais um episódio de qualidade nessa última temporada. Temporada que muitos lamentam que seja a última já que a série finalmente entrou nos eixos depois de seus altos e baixos. Mas que depois de muito penar por conta de enrolaçoes dos criadores originais e histórias que não tinham nada a ver com o universo do Superman, Smallville está finalmente indo para o caminho que deveria, com Clark aos poucos trilhando passo a passo para se tornar o homem de Aço. Mesmo que ele ainda esteja em dúvida de como fazer isso, mas ele vai conseguir. Afinal de contas, todos nós temos nossos momentos de dúvidas e incertezas. Mas todos merecemos uma segunda chance. 

Nenhum comentário: