segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Percy Jackson E os Olimpianos - O Mar de Monstros (Resenha)




A Jornada do Herói
 Por Louise Duarte

Percy Jackson e os Olimpianos, saga de livros criado pelo americano Rick Riordan, que mostram como a vida de um menino adolescente muda do dia para a noite quando ele descobre ser filho do Deus grego, Poseidon.

Em O Mar de Monstros, segundo livro e continuação de O Ladrão de Raios, Percy achou que finalmente teria um ano escolar calmo com seus colegas de classe em uma nova escola no começo do ano letivo, mas é surpreendido mais uma vez quando criaturas mitológicas invadem sua escola querendo matá-lo. Percy acaba sendo protegido por um estranho aluno grandalhão, Tyson que ao que tudo indica tem como Percy seu único amigo. Quando Percy é defendido pelo novo amigo, ele acaba descobrindo que Tyson também é uma criatura mitológica, um ciclope.

Annabeth resgata o amigo e seu companheiro e os leva de volta ao acampamento meio sangue onde Percy descobre novidades não muito boas. A primeira é que Groover, o sátiro e melhor amigo de Percy, está desaparecido e é mantido refém por um monstro mas sabe que ele está bem graças a uma conexão telepática com o amigo. A segunda é que as fronteiras mágicas do acampamento meio sangue foram envenenadas e ninguém tem ideia de quem tenha feito tamanha atrocidade. E eles precisam descobrir rápido um antídoto antes que tudo seja posto a perder.

No acampamento ele acaba tendo uma surpresa que não esperava. Tyson, o ciclope que lhe salvara a vida mais cedo, é na verdade seu meio-irmão já que o “grandão”, como Percy o chama carinhosamente, também é filho de Poseidon.

Assim, para conseguir resgatar Groover que continua mandando mensagens telepáticas para Percy pedindo ajuda, o semi deus embarca em uma nova aventura ao lado de Annabeth, Tyson e Clarisse, filha de Ares que vai com o herói mesmo odiando ele. Hermes, pai de Luke financia a viagem dos semi-deuses sabendo que o resto do acampamento não aprovaria e os adolescentes acabam esbarrando em outros perigos pela frente. Como Circe, a feiticeira que tenta distraí-los de sua verdadeira missão além de sereias que quase hipnotizam Annabeth fazendo-a esquecer o porque deles estarem nessa viagem.

Eles conseguem triunfar no final das contas, resgatando Groover e conseguindo o velocino de ouro que seria o antídoto responsável para curar a árvore de Thalia, filha de Zeus com uma humana que para a surpresa de todos, volta a sua forma humana no final da edição. O que para o espanto de Percy, o velocino funcionou, bem até demais.

Continuando a saga de livros, O Mar de Monstros continua a aventura do filho de Poseidon que vai agora resgatar seu melhor amigo com a ajuda de Annabeth e seu recém descoberto irmão mesmo desconfiando que ele possa ser perigoso pelo fato de ser um ciclope e que nem todos os ciclopes são confiáveis.

Recheados de referências a mitologia grega, trazidas para o século XXI de uma maneira divertida e atualizada, sempre explicando ao leitor mais leigo sobre a civilização grega e sobre a origem dos deuses, tornando as referências simples e de fácil entendimento. 

Nenhum comentário: