segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Merlin - Magia & Aventura em Camelot (Resenha)


Merlin - Magia e Aventura em Camelot

Por Louise Duarte

Apesar de ainda não ter comentado sobre as séries britânicas da BBC eu gosto muito delas. Só para citar algumas que vejo como Being Human, Sherlock Holmes e a minha favorita de todas, Merlin que será o assunto dessa resenha.

Merlin é uma espécie de Smallville misturado com Harry Potter. A explicação pode ser estranha mas deixa eu explicar. Smallville porque assim como acontece com Smallville em que tinha seu conceito principal narrando as aventuras do jovem Clark Kent antes de se tornar Superman com algumas mudanças na história para atrair o público jovem, com Merlin não é diferente. Já a comparação com Harry Potter fica por parte do uso de magia e das criaturas mitológicas que aparecem na série como dragões e outros bichos.

Na série britânica que em breve irá iniciar sua terceira temporada, temos uma versão jovem e sarcástica do aprendiz de feiticeiro Merlin (Colin Morgan)que se muda para o reino de Camelot para morar com o tio, o físico Giles. Em um mundo onde magia é proibida e punida com sentença de morte pelo tirano rei Utter Pendragon (Anthony Head de Buffy) pai do futuro e justo Arthur (Bradley James) que ainda é um jovem e arrogante príncipe. Merlin e Arthur não começam muito bem sua amizade já que Merlin vira serviçal do futuro rei, mas é aconselhado por um dragão falante que ele precisa ficar ao lado de Arthur para ajudá-lo a se tornar o futuro rei de Camelot que mesmo no começo mostra ser muito mais justo e com um coração mais nobre que seu cruel pai.
Entre outros personagens que pertencem a lenda de Camelot também temos a jovem Morgana (Katie McGrath), que nessa versão não é irmã de Arthur como acontece em “As Brumas de Avalon” e tantas outras versões. Eles se detestam mas tem uma confiança mutua apesar de não rolar nada romântico entre eles. Morgana toma remédios tranqüilizantes receitados por Giles por conta dos estranhos sonhos que ela tem, profecias que se realizam depois e que ela não tem ideia de que está se tornando uma poderosa bruxa. E seus atritos e discordâncias com Utter, só a fazem ficar cada dia mais perto do mundo sombrio da magia que Utter odeia tanto.

Temos também Guinevere ou Gwen (Angel Couby), a serva de Morgana que assim como Merlin também trabalha no castelo. Ela começou a ter mais destaque no final da primeira temporada, começo da segunda temporada onde os produtores começaram a investir também no romance com Arthur, Canon nas histórias do personagem. Mas a arrogância dele muitas vezes acabam atrapalhando quando eles começam a ficar mais próximos. Isso quando não são atrapalhados por bruxas, donzelas em perigo (ou feiticeiras malévolas fingindo ser donzelas em perigo para atrair a atenção do príncipe) , monstros e outros personagens que aparecem a cada episódio. Isso sem contar que com a simpatia de Gwen pelo jovem cavaleiro Lancelot, faz com que Arhur se de conta do quanto a ama, mostrando uma nova versão do já conhecido triangulo entre os personagens.

Outro fator interessante da série, sem dúvida nenhuma são as cenas cômicas, a maioria delas sendo protagonizadas por Arthur e Merlin, proporcionando aos telespectadores momentos divertidos e provando como Bradley James, que interpreta Arthur não é só uma carinha bonita, mas também um jovem e talentoso ator além de um ótimo comediante.

Colin Morgan também faz um ótimo Merlin, conseguindo se dividir entre cenas dramáticas e cômicas provando ter sido a escolha perfeita para o papel.

As locações em Paris onde o castelo do reino de Camelot fica em um museu histórico são outro atrativo positivo em relação a série já que só contribuiem para deixar a série ainda mais interessante e atrativa para jovens telespectadores.

Ainda não há previsão para a estréia da terceira temporada, mas um trailer do que vem por aí foi mostrado recentemente na Comic Con de San Diego no mês passado e entre várias cenas interessantes, destaque para a volta de Morgana que depois de sumir por um ano volta para Camelot onde irá iniciar sua jornada para o caminho das trevas. 

Um comentário:

supernatural seven 7 disse...

cara bem assim mesmo gostei ae da sua resenha também curto muito a serie merlin