segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Chuck - Um Espião para Lá de Atrapalhado (Resenha)



Um Espião para lá de Atrapalhado

Por Louise Duarte

Outra série que comecei a ver recentemente, aproveitando o hiato das séries até setembro, foi a americana Chuck. Criado e produzido por Josh Schwartz que também produziu as séries The O.C e Gossip Girl, sendo que essa última ainda está no ar.

Chuck é uma série cômica que também mistura ação e drama, que brinca com clichês de seriados e filmes de espionagem misturando Alias, 24 horas, James Bond com Jerry Lewis.

Chuck Bartowisky (Zachary Levi) era um nerd comum. Considerado perdedor pela irmã mais velha Ellie (Sarah Lancaster) por ainda trabalhar em uma loja de departamentos chamada Buy More onde ele faz parte da equipe de funcionários que consertam computadores e aparelhos eletrônicos conhecidos como Nerd Herd.

Ia tudo bem na vida pacata e tediosa do nerd até ele receber um email estranho de um amigo de Stanford, faculdade onde estudou mas não conseguiu se graduar por ter sido expulso injustamente quando foi acusado de roubar os resultados de uma prova. Chuck acaba lendo o email  com imagens criptografadas que é enviado por seu amigo Bryce antes de ser morto. Bryce era um agente duplo da CIA e mandou para Chuck através desse email um código que sabia que só Chuck poderia decifrar. O problema é, no momento que ele decifra informações secretas sobre agentes da CIA, FBI e outras organizações importantes sobre espiões, bandidos e pessoas importantes vão parar no cérebro de Chuck, armazenando todos esses dados em seu cérebro como se fosse um computador.

Ele então conhece Sarah Walker (Yvonne Strahovski) uma agente da CIA e John Casey (Adam Baldwin) um agente da agencia de segurança nacional. Eles descobrem que Chuck fez o download do “Intersect”, programa com informações criptografadas criada pela CIA obrigando o nerd a ajudá-los mesmo a contragosto inicialmente.

Com cenas de tirar o fôlego com muitas explosões, lutas contra bandidos, sem contar em garotas bonitas com os cabelos ao vento, briga de garotas, a série é sem dúvida nenhuma uma das melhores séries produzidas nos últimos anos, mostrando que tem ótimos plots cômicos mas que também sabe explorar perfeitamente bem a parte de espionagem e conspiração que o seriado mantém com muitos segredos que vão sendo descoberto no desenrolar das tramas.

Durante a segunda temporada, quando o segredo de Chuck é descoberto por Davon, noivo de Ellie também conhecido como Capitão Awesome (Ryan McPartlin) que acha incrível o fato do futuro cunhado ter se tornado um espião de verdade, mas guarda o segredo da futura esposa a pedido de Chuck que não quer deixar a irmã preocupada e aos mesmo tempo protegê-la do perigo que suas missões envolvem.

Chuck & Sarah são obrigados a fingirem ter um relacionamento amoroso para os amigos e família de Chuck. E mesmo sabendo que tudo não passa de um disfarce pois espiões não se apaixonam, tanto Chuck quanto Sarah começam a sentir algo um pelo outro, o que é notado por todos, mesmo que eles resistam e neguem seus sentimentos um para outro, embora não fosse permitido pela CIA que eles namorassem de qualquer jeito já que era uma regra que não poderia ser quebrado.

Casey, o agente mal humorado que acaba se tornando amigo de Chuck, também proporciona momentos ótimos em cenas com Chuck já que o jovem espião tenta quebrar a fachada durona do agente que adora resmungar e reclamar das táticas de Chuck. Casey é louco por armas e se torna coronel no final da  segunda temporada.
Um dos fatores mais divertidos da série, é o fato de que Chuck sempre mete o pé pelas mãos quando tenta ajudar Sarah e Casey, proporcionando momentos divertidíssimos e mostrando como Zachary Levi é um ótimo comediante. Sem duvida nenhuma o Jerry Lewis dessa da década de 2000.

Ainda na segunda temporada, Chuck descobre que seu pai que havia fugido de casa deixando Ellie para tomar conta dela e do irmão, é o criador do Intersect e que ele está envolvido na CIA de uma maneira que o filho nunca imaginou.
Já na terceira temporada vem cheia de novidades, além da introdução de um novo personagem, Daniel Shaw um agente especial interpretado por Brandon Routh (O Clark Kent/Superman do filme Superman Returns) que passa ser objeto de ódio de muitos fãs por se meter entre o romance de Chuck com Sarah, acaba se tornando um agente duplo quando descobre que Sarah matou sua esposa na primeira missão que teve como espiã fazendo ele se virar contra todos e se aliando à organização criminosa da terceira temporada, A Aliança – The Ring.       
                                                         
Também na terceira temporada, Morgan Grimes (Joshua Gomez) melhor amigo de Chuck desde o seis anos de idade que trabalha com ele na Buy More e agora divide um apartamento com o amigo, se torna também cúmplice do segredo do espião que aliás adquire novas habilidades nessa temporada graças a versão 2.0 do Intersect construída por seu pai no final da segunda temporada e que Chuck baixa novamente para o seu cérebro, propositalmente dessa vez.

Agora Chuck pode lutar Kung Fu, dançar tango, fazer operações complicadas, dar piruetas, tocar um instrumento musical sem nunca ter tido uma lição antes alem de manejar armas como nun chuck entre outras. O único problema é que os flashes de Chuck para poder acessar as novas habilidades não funcionam se ele entrar em pânico, o que acontece muito no começo da temporada, proporcionando momentos hilários.

Alguns episódios clássicos da série que eu poderia citar: Chuck Contra o Delorean (onde sim, o DeLorean usado na série de filmes De Volta para o Futuro aparece na série. Aliás, Christopher Lloyd apareceu recentemente no seriado interpretando outro Doc, um terapeuta dessa vez.) Chuck Contra a Terceira Dimensão que só é aconselhado assistir se você possuir o Box da segunda temporada já que vem acompanhado de óculos em 3D especialmente para assistir ao episódio, Chuck Contra O Nome Falso onde Chuck se passa por um assassino provando como Zachary Levi é um ótimo ator e por fim o meu episódio shipper Sarah/Chuck favorito que é Chuck Contra os Honeymooners em que Sarah e Chuck tentam fugir da vida de espiões mas não conseguem e acabam se metendo em uma aventura em um trem em Paris e acabam lutando algemados contra bandidos.

O melhor da série para mim além de tudo que eu já citei antes? Tem tanto twist e reviravolta que você nem imaginava que certas coisas poderiam acontecer. Me deixando ainda mais aliviada pelo fato de eu não ler spoilers do seriado, afinal um dos melhores atrativos é o fator surpresa para alguns dos melhores twists da série que incluem as seasons finales da segunda e terceira temporada. E é exatamente por isso que eu não posso assistir a série com outras pessoas. Pelo menos episódios inéditos. Eu xingo muito quando assisto eles. E por motivos bons...

A quarta temporada de Chuck estréia nos EUA dia 20 de Setembro, enquanto isso assista a terceira que está sendo transmitida todas as segundas feiras pelo canal a cabo, Warner Channel, sempre as 22 da noite.

Nenhum comentário: