quarta-feira, 7 de julho de 2010

De Volta Para o Futuro III (Resenha)



Cowboys do Tempo

Por Louise Duarte

“O seu futuro ainda não foi escrito. O de ninguém foi. Seu futuro é o que você fizer dele. Então façam um bom futuro.”

E o começo da última aventura de nossos heróis do tempo se inicia onde a segunda parte terminou. Com o Marty de 1985 avisando a Doc de 1955 que havia voltado do futuro, fazendo o amigo cientista desmaiar instantaneamente.

No filme anterior, Marty com a ajuda de Doc havia conseguido recuperar o almanaque de esportes e consertar seu futuro, mas graças a um erro nos circuitos do tempo do DeLorean, Doc é acertado por um raio e enviado para 1885.

Marty mostra a carta que o Doc de 1885 escreveu para ele,  para a versão de 1955 onde o cientista do futuro que agora está no passado (isso é confuso mesmo!) o instrui a pegar o DeLorean que está escondido em uma mina relatando que os circuitos de voo não funcionam mais porque foram danificados quando Doc chegou em 1885. A dupla descobre que Doc é assassinado uma semana depois que enviou a carta para o jovem amigo.

Eles vão até a biblioteca da cidade e descobrem em arquivos de jornais, que Bufford Tannen (Thomas F. Wilson), tataravô de Biff, matou Doc no passado por causa de 80 doláres. Eles acham uma foto de Doc no meio dos documentos, quando Marty decide voltar ao passado para resgatar o amigo e impedir que ele seja assassinado.

Chegando no Velho Oeste, Marty é perseguido por índios, a cavalaria e um urso. O tanque do DeLorean é acertado por uma flecha e ele bate com a cabeça em uma cerca, sendo resgatado por Seamus e Maggie Mcfly (Michael J Fox e Lea Thompson) antepassados da família McFly. Marty se apresenta a eles como Clint Eastwood. Fato curioso para os sotaques irlandeses de Michael J Fox e Lea Thompson, que estão bem convicentes já que Michael é canadense e Lea americana.

Marty é quase enforcado por Bufford e sua gangue quando é apresentada uma outra versão da perseguição de skate, só que dessa vez com Marty correndo a pé e Bufford e cia perseguindo-o a cavalo. Doc chega a tempo de salvar o amigo.



O terceiro filme foi filmado na região de Sonora, a 600 quilômetros de Los Angeles onde já havia sido cenário de outros filmes de faroeste de John Ford como “No Tempo das Diligências” e “Paixão dos Fortes”.

Marty explica a Doc sobre a sua morte, quando o cientista descobre que vai ter um namorada chamada Clara (que deixou uma dedicatória para ele em sua lápide). O jovem viajante do tempo explica ao amigo que o DeLorean está sem gasolina, dificultando a vida dos heróis do tempo, pois só haverá um posto de gasolina no próximo século. E sem o combustível, eles não poderão fazer o DeLorean correr a 140 km/h. É quando Doc lembra que se o carro for empurrado por um trem poderia gerar a velocidade necessária para a viagem no tempo.

Doc salva a vida da professora Clara Clayton (Mary Steenburgen) de cair em uma colina e ambos se apaixonam à primeira vista. É interessante ver os papéis invertidos nesse filme com Doc apaixonado e agindo como um adolescente enquanto Marty está mais amadurecido. Até suas frases de sempre são trocadas. Em uma cena do filme Marty exclama “Grande Scott!” enquanto Doc solta um “Isso é pesado!”

Marty e Doc presenciam a inauguração da torre do relógio e tiram foto com o mesmo durante o festival da cidade onde Doc dança com Clara enquanto Marty pratica tiro ao alvo e se dá bem pois é fera em videogames dos anos 80.

Bufford e sua gangue chegam para acertar suas contas com Doc mas Marty interefere e acaba marcando um duelo com o pistoleiro em dois dias, no mesmo dia em que ele e Doc planejam voltar para o futuro.

Doc e Clara estão cada vez mais apaixonados e acabam trocando seu primeiro beijo quando ele descobre que ela também adora o autor Julio Verne. Coincidentalmente, esse foi o primeiro beijo de Christopher Lloyd em um filme.

Marty e Doc notam que o nome de Doc sumiu da foto da lápide que Marty trouxe do futuro, mas que a data e a lápide continuam na foto. Doc alerta o amigo que pode ser que marty morra no lugar dele porque deixou ser provocado por Bufford quando este lhe chamou de covarde.

Doc quer ficar em 1885 porque está apaixonado por Clara, mas Marty o convence de que eles não pertencem àquela época. Doc vai se despedir de Clara e acaba lhe contando toda a verdade, de que ele é do futuro, mas ela não acredita nele, achando que ele está brincando com seus sentimentos.

O cientista vai ao bar local beber, mas acaba falando de Clara a noite toda e depois começa a tagarelar sobre o futuro para o clientes do estabelecimento que riem das histórias dele.
Marty acorda e nota que está chegando a hora deles irem para o futuro assim como a hora do duelo com Bufford e vai atrás do amigo. Chegando no bar, Doc é nocauteado ao beber um gole de whiskey pois é fraco para bebida. Marty e o dono do bar tentam acordar Doc a tempo de pegarem o trem, mas demora o suficiente até Bufford chegar para o duelo.

O adolescente vê na lápide que ele seria morto por Bufford mas acaba obrigado a duelar quando a gangue de Bufford ameaça matar Doc. Em uma cena típica de “Matar ou morrer”, o duelo acontece no meio da cidade com todos os habitantes assistindo. Bufford saca sua arma, acertando em cheio Marty e quando ele achava que havia ganho, ele percebe que Marty continuava vivo pois o rapaz improvisou um colete a prova de balas. Depois de alguns socos dados por Marty, Bufford vai à nocaute caindo em um carrinho de estrume.

Clara que ouviu uma conversa no trem que estava indo para San Francisco, em que um dos passageiros relatava como Doc estava triste por ter magoado ela, ela então vai até o laboratório de Doc e acha a maquete da máquina do tempo, indo atrás dele e de Marty que sequestram o trem para empurrá-lo contra o DeLorean, soltando os vagões da locomotiva antes, com a ajuda de madeiras comprimidas inventadas por Doc que ajudarão o trem a ir mais mais rápido.

Clara chega a tempo de subir no trem e ser notada por Doc e Marty, mas como ela se desequilibra do trem, Doc tem que ir salvá-la com a ajuda da Hoverboard. Doc e Clara saem voando na prancha enquanto Marty volta finalmente ao futuro.

Chegando em 1985, O DeLorean é destruído como Doc queria e Marty nota que o presente voltou ao normal depois que ele destruiu o almanaque de esportes e que sua família continuava bem. Ele vai acordar Jennifer que continuava dormindo, que acha que sonhou com o futuro.

Marty é desafiado para uma corrida de carros que resultaria em um acidente que acabou com a sua carreira musical, mas como ele dá marcha ré na hora, o acidente não acontece e a mensagem que Jennifer trouxe do futuro é apagada.

Doc volta do passado em uma locomotiva à vapor transformada em máquina do tempo. Clara está com ele além dos filhos do casal Julio e Verne, sem contar Einstein é claro. O cientista entrega ao jovem amigo a foto que eles tiraram com o relógio da torre e sugere para ele e Jennifer fazerem um bom futuro para eles pois o futuro deles ainda não foi escrito. E com isso, ele aciona o trem à vapor partindo para mais uma aventura com a sua família enquanto Marty e Jennifer assistem a tudo.

“De Volta Para o Futuro III” conseguiu o que poucos filmes de trilogia conseguem, amarrar a série toda no final, juntando tudo em uma obra grandiosa, digna de um final de uma saga que continua deixando saudades, mesmo depois de 15 depois do fim de seu capítulo final, fazendo da série “De Volta Para o Futuro” um clássico da década de 80.

Nenhum comentário: