quarta-feira, 7 de julho de 2010

De Volta Para o Futuro I (Resenha)



De Volta Para o Futuro  Comemora 25 Anos de Existência

Por Louise Duarte


Alguém já parou para pensar como seus pais eram quando adolescentes? Como eles se comportavam e principalmente se tudo que eles dizem hoje que nunca fizeram é mesmo verdade? E como seria incrível voltar no tempo e conhece-los quando ainda eram jovens?

Essa é a premissa do primeiro filme da trilogia “De Volta Para o Futuro” de 1985, estrelado por Michael J Fox e Christopher Lloyd, dirigido por Robert Zemeckis,produzido por Steven Spielberg, roteirizado por Bob Gale além de contar com os efeitos especiais da Industrial Light and Magic de George Lucas.

A trilogia completou no último dia 3 de Julho, 25 anos desde o seu lançamento em 1985.

Faturando nada menos que 348 milhões de doláres nas bilheterias do mundo todo, o filme (Batendo até mesmo mesmo o primeiro filmed a antiga franquia de “Batman”) fez um enorme sucesso com a história de Marty McFly (Michael J Fox) que volta no tempo em uma máquina do tempo construída pelo amigo cientista, o excêntrico Doc Emmett Brown (Christopher Llyod) em um carro DeLorean. Aliás, o primeiro protótipo da máquina do tempo seria em uma geladeira, mas os produtores tiveram a ideia sensata de que seria perigoso caso as crianças quisessem brincar de viagens no tempo.

Os produtores dos filmes já tinham Michael J Fox em vista para o papel principal mas tiveram que desistir dele temporariamente já que o mesmo estava ocupado filmando a série “Family Ties” (conhecida no Brasil como “Caras e Caretas”). Então, tiveram que contratar o ator Eric Stoltz para o papel de Marty. O ator chegou a filmar algumas cenas mas para seu azar ele não possuía a energia necessária para o papel de Marty, fazendo os produtores abordarem Michael J Fox novamente, quando este, finalmente pôde aceitar o papel, se divindo entre as filmagens das série e do filme e dormindo somente duas horas por noite. 
Édipo Futurista

“Eu irei mandá-lo de volta para o futuro.”

O filme começa com o laboratório de Doc Brown cheio de relógios, uma caixa de plutônio escondido além de suas invenções. O jovem Marty, um adolescente de 17 anos, chega na casa do amigo para praticar em sua guitarra, mas os amplificadores estavam sobrecarregados. Doc liga para Marty pedindo para encontrá-lo de madrugada para ajudá-lo em um experimento. O jovem acaba se atrasando para a escola já que Doc atrasou os relógios de sua casa em 25 minutos.

Marty faz um teste para tocar na festa da escola, mas é rejeitado por ser barulhento demais. Aliás, o responsável por selecionar os candidatos era o cantor Huey Lewis que tem duas de suas músicas na trilha do filme: Power of Love e Back in Time. Marty é consolado pela namorada Jennifer. Que marca um encontro com ele para o dia seguinte. Falando em Jennifer, a atriz que interpretou a personagem no primeiro filme, Claudia Wells, não voltou para as sequências por ter desistido da carreira de atriz, sendo substituída por Elizabeth Shue nas partes II e III.

O jovem chega em casa e descobre que o carro que ele ia usar para sair com Jennifer está destruído já que Biff (Thomas F. Wilson), inimigo e supervisor de seu pai bateu o mesmo. George McFly (Chrispin Glover) não pode fazer nada a respeito porque tem medo de confrontos.

Marty tem um jantar em família onde sua mãe mais uma vez implica com sua namorada e que na época em que ela era jovem, não perseguia rapazes e que só conheceu George graças a seu pai que o atropelou enquanto ele “observava pássaros”.

De madrugada, Marty vai encontrar o amigo em um estacionamento e descobre que ele construiu uma máquina do tempo em um DeLorean que era elétrico e que precisava gerar 1.21 gigawatts de energia nuclear com a ajuda do plutônio roubado de libaneses, para fazer o carro atingir 55 km por hora.

Infelizmente como o plutônio era roubado, os terroristas encontram o cientista e o metralham na frente de Marty, que usa o DeLorean para fugir e acaba sendo transportado para Hill Valley, sua cidade natal na data de 5 de Novembro de 1955.

Um fato curioso é que em 1955, o mendigo da cidade chamado Red Thomas era candidato a prefeitura de Hill Valley e o prefeito de 1985 trabalhava como ajudante na lanchonete local.
               

Marty logo percebe as diferenças culturais ao pedir um refrigerante diet na mesma lanchonete onde esbarra no pai, interferindo sem querer no seu destino, quando ele é atropelado no lugar de George ao salvar a vida do pai, impedindo que seus pais se conhecessem e colocando o risco de alterar sua própria existência por causa disso. Com isso, sua mãe acaba se apaixonando por ele em vez do pai. Depois de conhecer os avós, Marty vai atrás da única pessoa que poderá ajudá-lo a voltar para o futuro, o Doc Brown de 1955 que continuava vivo. 

Mas Doc não acredita que Marty possa ser um viajante do tempo até o rapaz provar, lembrando como o cientista inventou o Capacitador de Fluxo que permite a viagem no tempo. Como o DeLorean não funcionava por falta de combustível, os dois levam o carro para o laboratório de Doc em 1955 onde ele descobre que não pode mandar Marty para o futuro pois não tem como produzir energia suficiente para isso há não ser que ocorra uma tempestade. Marty lembra da famosa tempestade de Hill Valley que destruiu o relógio da cidade e que aconterá em uma semana.

Como precisaria passar uma semana esperando pela tempestade, Marty agora precisava consertar o estrago que fez ao impedir seus pais de se conhecerem. Marty tenta apresentar George a Lorraine sem sucesso, já que ela está complemente apaixonada pore ele.

Depois de finalmente convencer o pai a convidar Lorraine para o baile “Encanto Submarino”, onde o rapaz sabia que os pais se beijariam pela primeira vez, Marty achou que tudo já estava certo quando Biff e sua gangue aparecem na lanchonete atrapalhando tudo. Marty enfrenta o valentão e depois foge em um skate que inventou a partir de um carrinho de rolimã onde é perseguido por Biff & cia que acabam trombando em um caminhão de estrume. Michael J Fox fez todas as cenas de ação do filme, incluindo as cenas com o skate.
A bravura de Marty ao encarar Biff só faz com que Lorraine fique mais apaixonada pelo garoto do futuro, quando ela decide convidá-lo para o baile. Aliás, por conta da paixonite de Lorraine pelo futuro filho, o filme quase não chegou a ser produzido por conta do teor incestuoso do relacionamento dos dois, já que a Lorraine de 1955 se apaixona pelo futuro filho.
Marty tenta alertar Doc de sua morte mas o cientista se recusa a ouvi-lo por conta das possíveis consequências catastróficas na linha do tempo, como aconteceu com Marty. O adolescente então decide escrever o amigo uma carta, alertando ele da tragédia.

Mais tarde, o jovem viajante do tempo chega de carro com a mãe ao baile e descobre que ela já bebia e fumava aos 17 anos, contradizendo tudo que ela afirmou que não fazia quando jovem. Marty está nervoso porque precisa seduzi-la para George defênde-la como eles haviam combinado, mas é Biff quem aparece primeiro dando uma surra no garoto. Quando George finalmente aparece, ele acaba enfrentando Biff defendendo Lorraine e finalmente desperta o interesse nela.
Como um dos guitarristas da banda do primo do músico Chuck Berry machucou a mão ao tentar libertar Marty que ficou preso no porta malas do carro do artista, Marty o substitui na guitarra para que os pais possam dançar onde trocam o primeiro beijo. Marty depois toca “Johnny B. Goode” inventando o rimo Rock and Roll antes de sua época. Mas infelizmente os adolescentes da década de 50, ainda não estavam prontos para aquele tipo de música.

Depois de se despedir de seus pais, Marty vai encontrar Doc para poder voltar ao futuro para o mesmo dia que deixou em sua época. Doc acaba achando a carta que Marty escreveu e briga com o amigo por causa disso, lembrando-lhe como é perigoso mexer com o próprio destino. Doc é teimoso e não quer saber do motivo pelo qual Marty tomou tal decisão e rasga a carta em que Marty lhe alertava de sua morte. Marty decide então, voltar 10 minutos antes do previsto e impedir a tragédia.

Com um cabo ligado no DeLorean que é usado para ligar ao relógio da cidade usado como condutor de energia, Marty é finalmente enviado de volta para o futuro, ou seja, de volta para 1985.

Marty chega adiantado mas não o suficiente para impedir os libaneses de metralharem Doc, mas para a sua surpresa, ele continuava vivo graças a um colete a prova de balas que usava, já que ele acabou decidindo ler a carta de Marty (colada com durex depois que foi rasgada), afinal de contas e tomar as precauções necessárias.

Doc decide finalmente ir 30 anos no futuro depois de deixar Marty em casa. Ele nota que o ato de bravura do pai, transformou sua vida. Seu pai não é mais um covarde, sua mãe não é mais alcoolatra e seus irmãos tem bons empregos. George virou um famoso escritor de ficção científica e Biff agora trabalha para a família McFly encerando os carros da família.

Quando Marty achou que sua aventura no tempo havia finalmente terminado e podia relaxar um pouco ao lado da namorada Jennifer com seu carro novo, Doc volta do futuro dizendo que eles precisam ir com ele para o futuro para ajudar os futuros filhos do casal.

Embora o primeiro filme não tenha sido concebido inicialmente para ter uma continuação, ele acabou ganhando mais duas sequências por conta da enorme quantidade de cartas que os produtores receberam dos fãs cobrando pela sequência e até dando sugestões de como deveria ser o Segundo filme da franquia.

E pensar que naquela época os produtores nem sonhavam em rodar mais duas partes. Já imaginou se o filme nunca tivesse se tornado uma trilogia? Afinal de contas, aquele final com um “Continua”em vez do tradicional “Fim” pedia, implorava por uma continuação mesmo que não fosse a intenção dos realizadores do filme fazer isso naquele ano.

Nenhum comentário: