sábado, 15 de maio de 2010

Smallville 9x20 - Hostage (Resenha)

                                  
Furo de Reportagem
E finalmente temos o tão aguardado episódio de Smallville que conta com o retorno dos atores Annete O'tolle e Michael McKean, que já haviam interpretado anteriormente Martha Kent (durante as temporadas 1-6) e Perry White (no episódio da terceira temporada "Perry").

O episódio começa com Clark ao telefone com Chloe, ainda procurando pelo tão misterioso Livro de Rao, que contêm informações valiosas para os Kandorianos. Mas como a Torre da Liga ainda não está funcionando bem desde do último episódio, Chloe ainda não conseguiu fazer sua pesquisa.

Clark descobre Lois em sua casa que está desesperada porque ainda não conseguiu um emprego desde que ela e Clark foram despedidos do Planeta Diário no episódio "Charade". Desde desse mesmo episódio em que o Blur também cortou qualquer tipo de contato com ela, que ela também não conversa com ele e sente que perdeu qualquer tipo de propósito em sua vida. Clark que está com a cabeça cheia por conta dos Kandorianos pede um tempo, que é entendido por Lois para dar um tempo na relação deles. A velha história de Ross & Rachel de Friends em "vamos dar um tempo".  Mas eles nem tem tanto tempo de conversar a respeito pois Martha Kent, mãe de Clark volta de Washington onde hoje é senadora para fazer uma visita surpresa ao filho. Mas quem é surpreendido é Clark, pois a mãe traz consigo o novo namorado, nada menos que Perry White. Futuro Editor Chefe do Planeta Diário e chefe da dupla. Para quem não sabe, Annette O'Tolle e Michael McKean são casados na vida real, e com isso, os roteiristas de Smallville quiseram brincar com esse fato na série.
                            
Como são feitos de refém pelo outro casal na fazenda, Lois e Clark não tem outra solução a não ser fingirem que está tudo bem entre eles. Lois não se incomoda muito pois além de sempre ter se dado bem com Martha, ela parece conhecer Perry de nome, pela maneira que age em suas primeiras cenas com ele. Além de tirar uma foto com o futuro chefe em seu celular, já se preparando para enviá-la para sua ex-professora de Jornalismo, ela o chama como "O" Perry White? Então, Perry já deve ter voltado aos eixos depois do seu deslize no episódio "Perry" da terceira temporada em que ele passou parte do episódio bebâdo.
                                      

 Lois e Perry se entendem logo de cara. E por coincidência descobrem estar investigando a mesma matéria. Lois havia pedido a ajuda de Clark no começo do episódio, mas ele a ignorou. De qualquer jeito, Lois e Perry estão na mesma pista do Livro de Rao que os leva até a Rainha Vermelha que pertence a Organização Xeque-Mate. Eles comparam notas e até gráficos com as mesmas ilustrações e símbolos sem entender muito bem.

Já Clark e Martha também estão matando as saudades. Martha relembra os tempos em que teve seu primeiro encontro com Jonathan no celeiro e lembra dos velhos tempos com saudosimo. Clark também sente saudades da mãe. Martha explica a Clark sobre como esbarrou em Perry e ema conferência e eles acabaram tendo alguns encontros. Clark parece não se incomodar contanto que Perry não decida investigar nada. Depois ele conversa com Perry que confessa ter parado de beber e estar planejando pedir Martha em casamento, mas Clark o adverte que talvez ele não ouça a resposta que quer.

Enquanto isso, Tess está em um quarto da mansão Luthor sendo ameaçada por Maxwell Lord (convidado especial Gil Bellows) que também está interessado no Livro de Rao e trabalha para a Rainha Vermelha e para o Xeque-Mate. Ollie é jogado no mesmo quarto e tem um "Z" queimado em seu peito, além de estar com o rosto todo ensanguentado. Ollie acha que Tess é a Rainha Vermelha mas Tess nega. Ela estava quase pronta a cair em sua lábia, até o loiro dizer que a ama. Tess consegue acordar da manipulação de Maxwell Lord que acha que Tess sabe do paradeiro do Livro de Rao. Tess sai da sala, deixando Lord sozinho que conversa com a Rainha Vermelha no telefone dizendo que não teve muita sorte.
                     
De volta a Fazenda Kent, Martha decide fazer um jantar especial para comemorar o reencontro com o filho e a futura nora, Lois. Ela e Lois batem um papo amigável como nos velhos tempos. Falando um pouco de feminismo, de Jonathan e é claro Clark. Lois quer saber como ela conseguiu arranjar um propósito na vida. E como consegue ser uma senadora durante o dia e ainda fazer um jantar caprichado durante a noite, o que para Lois é a  definição da verdadeira mulher moderna. Pouco depois, ela nota Perry usando o casaco que foi de Jonathan e se sente mal, como se traísse a memória do marido falecido. O jantar também não sai como planejado, Clark ainda tenta fingir que está tudo bem, mas Lois não consegue manter a farsa por muito tempo já que não pode mentir para Martha. Ela diz na frente de Martha e Perry que precisa de um propósito na vida e que o melhor a fazer seria ela e Clark romperem. Clark quer ir atrás dela, mas Lois pede para ele não fazer isso se ele se importar com ela de verdade. Perry acaba indo atrás dela, mas antes deixa cair os gráficos relacionados ao Livro de Rao que é notado por Martha.

Lois e Perry vão até o apartamento de Lois que está uma bagunça. Eles notam que viraram uma ameaça a Rainha Vermelha. Lois liga do celular que Amanda Waller lhe dera para contactar alguém do Xeque-Mate para um encontro. Eles acabam conseguindo coordenadas para encontrar a Rainha. Clark também vai atrás dela  por conta própria, mas é impedido pela própria Rainha que o expôe a Kryptonita Verde, fugindo logo em seguida.

Chloe avisa a Clark que Lois e Perry fazem parte do "comitê de Boas Vidas" da Rainha Vermelha e Clark vai atrás deles antes que eles se metam em apuros (qual seria a novidade nisso não é mesmo? Ainda mais em relação a Lois!). Chegando lá, Lois e Perry estão subindo um prédio pela escada de incêndio e Perry quase cai, mas Lois como uma boa heroina o salva sem que seja preciso que Clark mexa um músculo ou use um de seus super-poderes, exceto para segurar o Outdoor que caiu. Perry até diz sua célebre frase dos quadrinhos "Pelo fantasma de César!"

Tess pega o Livro de Rao onde ela havia escondido na adega da mansão Luthor, mas a Rainha Vermelha, codinome usado por Martha Kent em Washigton para proteger Clark consegue o livro de volta, e ameaça Tess para ficar longe de Clark. É um certo alívio que a Rainha Vermelha é a Martha e não a Lana como muita gente estava especulando. Eu não quero ela nem perto do seriado agora que ele ficou tão bom e tão alinhado com os mitos.

Chloe revela a Clark que sabia sobre o Livro de Rao meses atrás mas não revelou nada a Clark porque acabou envolvida em sua própria vida e ficou sem tempo para o amigo. Ela diz que a Torre está pronta para voltar á ativa, mas ela não. A pedido de Clark, ela conecta a Torre novamente e diz a Clark que só fez o que fez (bancar a Big Sister principalmente) para protegê-lo.

Perry consegue os empregos de Lois e Clark de volta no Planeta Diário depois de ter falado com Stern, e fala para Lois que ela tem futuro. Ele a convida para ir com ele atrás da Rainha Vermelha na África, mas Lois declina o convite dizendo que tem agora um propósito na vida. Perry diz que não desistiu de Martha ainda e que ele e Clark agora estão quites pois ele devia um favor a Clark (por Clark ter salvo sua vida várias e várias vezes no episódio "Perry" já mencionado anteriomente). Lois sorri antes de notar um bilhete vindo do Borrão para encontrá-la e que eles precisam se conhecer, sem saber que o bilhete vem de Zod, e não do verdadeiro Borrão, o Clark. 
Na cena final temos Martha e Clark conversando antes de Martha voltar para Washigton. Clark revela a Martha que sabe que ela é a Rainha Vermelha. Desmascarada, Martha confessa tudo e diz que só tentava protegê-lo. Clark sabe que agora o seu destino é proteger a Terra e que precisa do Livro de Rao que é entregue a ele pela mãe. Martha tem medo de perder Clark, por isso o escondeu dele. O Livro de Rao tem o poder de mandar os Kandorianos para outro plano de existência, mas também afeta os Kryptonianos como Clark.

Foi um episódio muito bom, especialmente por conta das participações especiais, e já preparando terreno para a season finale da penúltima temporada da série.

Ainda esse final de semana volto com a resenha da season finale da nona temporada, entitulada "Salvation". Até lá.

Nenhum comentário: