quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ugly Betty 4x20 - Hello, Goodbye (Resenha)

Um Adeus Nada Feio...
Apesar de nunca ter comentado aqui sobre a série Ugly Betty, o seriado, baseado nas novelas mexicanas Betty a Feia (Betty, la fea) que gerou dezenas de outros com a mesma temática, incluindo esse americano, era produzido por Silvio Horta e Salma Hayeck.

Tendo como pano de fundo a grande New York, onde Betty Soarez uma inicialmente garota ingênua e de bom coração mas vista como "feia" por pessoas que não conhecia, vai trabalhar na revista Mode da grande maçã e aí começam seus grandes desafios diários em lidar com sua aparência ao mesmo tempo em que tenta construir uma carreira para si. Isso tudo ainda tendo que ouvir as constantes gozações de Mark e Amanda sobre o seu guarda roupa e visual que incluiam aparelhos nos dentes e óculos de armação grossa.

A série que durou apenas quatro anos na ABC, conseguiu fechar muitos dos ganchos deixados abertos em outros episódios. Justin, sobrinho de Betty que sempre foi meio afetado, finalmente sai do armário e agora já até trás o namorado Austin para almoços de família que o aceitou sem nenhum preconceito, gerando até um momento hilário com uma festa de "Saída do armário" para ele.
                                                  
Já Mark e Amanda também terminam bem. Mark finalmente consegue se acertar com o seu antigo namorado, Troy. Amanda, após perder o seu cachorrinho Austeen, estava deprimida mas graças ao amigo Mark ela acaba descobrindo quem é o seu verdadeiro pai. Aliás, muito emocioantes as cenas entre Mark e Betty, se provocando ainda, mas aquele abraço deles durante a festa de despedida da Betty foi lindo.

Enquanto isso, Whilelmina consegue finalmente o que queria. Ser a única editora da Mode já que Daniel desiste de ser editor junto com ela. Graças ao bom coração de Mark que está cansado dos planos mirabolantes da vilã, ela acaba livrando a cara do irmão mais novo de Daniel que foi o responsável por atirar nela no episódio anterior (embora o tiro era para Claire Meade). Porém, sua última armação era tirar o eterno amor de sua vida, Connor da cadeia de uma vez por todas.
                             
Do núcleo dos Soarez ainda vemos como cada um terminou. Justin continua com o namorado Austin como já foi mencionado antes enquanto sua mãe Hilda está de mudança com o marido Bobby para uma casa somente deles, deixando o pai de Betty e Hilda ter a chance de morar sozinho finalmente. Apesar de ser contrário a mudança de Betty para Londres devido a um cargo para ela gerenciar uma revista com a cara dela lá, ele acaba apoiando a filha no final dizendo que foi o que aconteceu com a família Soarez quando eles se mudaram do Mexico para os Estados Unidos. A cena final entre eles é linda demais.

Já Daniel e Betty... Eles não terminam oficialmente juntos por assim dizer. Mas se dá a entender que irão terminar um dia. Quando Betty pede a Daniel que assine um formulário que a libere de seu antigo contrato da Mode, ele acaba queimando o papel dizendo que não está pronto para deixa-la ir porque precisa dela. Claire o lembra que ele pode estar começando a sentir algo por ela. Ele passa parte do episódio evitando falar com ela antes de finalmente concordar em assinar o documento, quando ele se dá conta que precisava deixa-la partir. É quando ele decide também deixar o cargo de Editor Chefe da Mode e passsar para Whilelmina. Especialmente porque o cargo foi dado a ele e agora ele queria ter um novo começo. É quando ele vai para Londres atrás de Betty. Não temos um final  com beijo selando a futura união dos dois, mas temos eles conversando sobre o futuro e Daniel a convidando para jantar mais tarde, ao que Betty prontamente aceita antes de voltar para o trabalho, ainda brincando que ela está precisando de um novo assistente e talvez o contrate se ele mandar seu currículo. Os papéis se invertem no final.
                                   
Quanto a Betty? Ela venceu. Mostrou que não é preciso ser magra e linda para vencer e alcançar seus sonhos. Seus méritos e honra sempre falaram por si só, mesmo que seu gosto para moda não fosse assim tão bom nas primeiras temporadas. Ela evoluiu de garota feia a bonita sem perder a sua essência. E isso é importante. Eu vou sentir falta dela, da série, dos personagens. Eles com certeza faziam da Quarta Feira (dia que passava nos Estados Unidos) um dia mais alegre. Agora só me restam os dvds, que pretendo comprar em breve, já que ainda não pude comprar nenhum....
                                    
Enfim, foi um típico final de novela mesmo. Com finais felizes (afinal apesar do drama que sempre tinha na série que era inspirada em uma novela mexicana!) o seriado era uma comédia afinal de contas e merecia terminar com uma nota feliz com os seus personagens felizes, até mesmo Whilelmina merecia a felicidade. Só fico triste da Rebecca Rommin não ter voltado como Alexis. Adoraria ver ela de volta, mas foi bem legal ver o Christopher Gorham ter voltado como Henry. Ele sempre foi um dos meus personagens favoritos junto com a Betty, Alexis, Mark e Amanda além da Whilelmina é claro.

Há boatos da série voltar em formato de filme como aconteceu com Sex and the City. No momento nada foi confirmado, mas não custa sonhar não é mesmo?

Nenhum comentário: