quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Absolute Justice (Resenha)

Super Heróis da Era de Ouro
E finalmente chegou o episódio que todos os fãs de Smallville aguardavam desde que foi anunciado no começo da nona temporada. O episódio especial de duas horas de duração no formato de tele-filme apresentado mais um grupo de super heróis, dessa vez a Sociedade da Justiça da América.

Um episódio cheio de referências aos quadrinhos, não deixou nada a desejar tanto na qualidade do roteiro, dos efeitos especiais e dos backgrounds dos personagens (pelo menos do pouco que sei deles já que não sou tão familiarizada com alguns deles). Escrito por Geoff Johns (famoso roteirista dos quadrinhos que havia escrito anteriormente o episódio Legion da oitava temporada sobre a Legião dos Super Heróis).

No começo do episódio quando Chloe conhece um estranho homem chamado Sylvester Pemberton (conhecido no Brasil como Sideral) que acaba sendo atacado e assassinado por alguém que congela o herói, ela e Clark investigam a causa da morte dele quando conhecem uma adolescente chamada Courteney Whitmore (Stargirl ou também Sideral) que depois que sabe que seu mentor morreu pega o equipamento para si. Quando Arqueiro Verde vai questioná-la sobre o porque dela estar roubando o equipamento, outro personagem estranho Doutor Destino a sequestra sob os olhares confusos do herói de Star City.

Todos esses acontecimentos deixam Chloe, Clark e Oliver ainda mais confusos, especialmente quando acham o corpo de Wesley Doods (O Sandman) também morto pelo mesmo vilão com poderes congelantes. Eles acham no porão do Planeta Diário informações que não puderam achar na Internet. Relatos confidenciais e um rolo antigo de filme mostrando que quando eles foram convidadods pelo governo a trabalhar para eles e eles recusaram, foram então  expostos a mídia e revelados e mesmo assim protegeram uns aos outros. São mostrados ainda Jay Garrick (O Flash original) Ted Grant (Homem Gato) além de Carter Hall (Homem Gavião). Clark decide ir até o museu onde Carter trabalha mas o mesmo anuncia para Clark que o museu está fechado para visitas. Oliver insiste em seguir Courteney, mas deixa Homem Gavião irritado que joga o jovem arqueiro pela janeira da Watch Tower.
                             

Courteney se junta a Doutor Destino e Homem Gavião, aconselhando que eles deveriam se juntar novamente, formar uma nova geração de Sociedade da Justiça da América. Relutante a princípio, Carter acaba aceitando ao olhar para um busto de sua mulher Shayera Hall, Mulher Gavião (quem lembra dela no desenho da Liga da Justiça?) Para a surpresa e alegria de muitos fãs, outro herói apareceu nesse episódio um pouco depois de Clark ser "sequestrado" pelo Doutor Destino para o museu, J'onn J'onzz  ou o Caçador de Marte como é conhecido nos quadrinhos, volta para ajudar os dois grupos. Homem Gavião esquentado como sempre entra em um fogo cruzado com Arqueiro Verde, como nos quadrinhos. Como diria a Canário Negro, é dificil ter um liberal e um conservador na mesma sala sem que os dois queriam se matar. Falar na Canário, ótima referência dela e do Oliver estarem trocando e-mails "platônicos".

E cadê a Lois Lane? Pergunta que os fãs da bela repórter fizeram durante a primeira parte do episódio. Bom, Erica Durance infelizmente só estava contratada para a segunda parte do episódio especial então, a Lois só aparece na segunda parte, mas diferente de sua participação em "Justice" da sexta temporada em que foi mera coadjuvante, dessa vez ela fez bastante coisa e não ficou só como namorada do herói. Para começar, Lois explica a Clark que chegou atrasada por conta de problemas no táxi depois da entrevista que fez só para notar que Clark não estava lá e sim outro repórter. Ela nota que recebeu um pacote contendo informações importantes sobre a Sociedade da Justiça. Informação Confidencial dizia o pacote. Tess tenta se apoderar do pacote, mas Lois esperta como sempre diz que pertencia a ela já que continha o seu nome.

                                
Ela acaba chegando até o museu onde era a sede da Sociedade da Justiça a tempo de conhecer o Doutor Destino que primeiro revela a Clark que Lois era a chave de tudo e depois que revela a Lois que Lois irá precisar do salvador tanto quanto ele precisará dela. Pouco depois, a jornalista conhece Amanda Waller que apesar de não ter se apresentado a ela, foi a responsável por mandar as informações confidenciais para ela. Ela acaba revelando a Clark sobre as informações deixando o namorado preocupado em quem iria querer colocar Lois a par de tudo isso. Mais tarde, ela revela a Clark sobre o papo com Doutor Fate e Clark pergunta se ela acredita em Destino e Lois diz que só do tipo em que eles mesmo podem construir.
                                


Ahhh sim. Eu me animei tanto falando dos heróis, que acabei esquecendo falar do vilão. Bom, eu não sei muito a respeito exceto que ele se chama Icecle e é filho de um vilão da década de 30 ou 40 com o mesmo nome. Ele tem um quê de Doutor Gelo do Batman mas não sei a que Universo ele pertence, mas foi um vilão interessante embora a parte dos heróis foi o que me animou mais, mas eu adorei mesmo foi a participação da Amanda Waller. Eu adorava ela nos desenhos da Liga e do Batman. Mesmo com aquela dualidade dela, no final ela acaba indo para o lado do bem em Batman do Futuro.

Uma cena interessante no episódio foi o papo entre Chloe e Courteney. Achei bem legal a Courteney aconselhando a Chloe a sair mais da WatchTower e não passar mais o tempo todo lá bancando a Big Sister, que infelizmente é o que virou o papel da Chloe nessa temporada. Ela não tem mais o que fazer na série ultimamente e isso porque é o último ano da Allison Mack na série.
                                 
Michael Shanks (De Stargate-SG1) foi sem dúvida nenhuma o melhor ator convidado do episódio. Não só por ser o líder da JSA, mas também pelo carisma e charme que trouxe ao episódio. E não estou falando do colírio para as fãs. As cenas entre ele e o Arqueiro Verde, foram ótimas, a mesma picuinha como acontece nos quadrinhos. Sem falar que o background da história dele está bem fiel a história das origens do personagem. Eu quase chorei quando ele começou a falar da Shayera, que eles estão destinados a verem o outro morrer. Gostaria muito que ele voltasse em outro episódio onde mostrassem flashbacks desse amor eterno deles. E o que era a voz que ele fazia quando estava com o uniforme do Homem Gavião? Uau!

O final do episódio nos deixou com duas pistas do que ainda está por vir: o vilão Checkmate (provavelmente o mesmo que vive enfrentando Oráculo nos quadrinhos. Será que veremos um combate Checkmate vs Chloe em Smallville?) e um apocalipse. Será que Darksaid está vindo aí com o pessoal de Apokopolis? Isso sem contar que ainda não sabemos o que Zod e os Kandorianos irão aprontar.

Essa semana teremos Lois e Clark em uma comic con que terá a presença do Warrior Angel no episódio "Warrior" que foi dirigido por Allison Mack. Volto em breve com a resenha do mesmo. Até lá.

Nenhum comentário: