sábado, 14 de novembro de 2009

Smallville 9x08 - Idol (Resenha)


Super Gêmeos, Ativar !
O episódio dessa semana de Smallville, entitulado "Idol" não poderia ser mais ícônico. Especialmente para a personagem Lois Lane. Parece que Erica Durance encarnou a versão de Teri Hatcher porque tinha tanta referência tanto a ela quanto a outras versôes que vou precisar mostrar alguns recursos visuais para mostrar o meu ponto.

Bom, o episódio começa com Lois tendo outro de seus sonhos enquanto está acordada. Nesse sonho, Clark está dormindo de peito nu enquanto Lois se levanta e vai até a janela usando somente um lençol branco. Ele vai por trás dela, abraçando-a e depois beijando-a. Depois vemos o sol vermelho na cidade. A cena toda é muito similar a uma cena dos quadrinhos do Superman em "Pelo Amanhã"
                               
De qualquer jeito, Clark acorda Lois de seu sonho quando chamando-a, e pergunta sobre o beijo deles em "Crossfire", Lois fica vermelha e tenta ignorar Clark ainda sem saber o que o beijo significou para ela, quando um entregador traz um pacote enorme para Lois assinar. Ela assina e nota alguns policiais disfarçados dentro da caixa, amarrados e notam um grande "S" do lado de fora. Clark fica preocupado pois obviamente não foi um trabalho seu.

Enquanto isso, Lois finalmente resolveu falar de seus sonhos com alguém e está visitando uma psiquiatra para quem ela descreve as visões como um sonho Nc-17 com muita violência e pele. Muita pele. Um Kama Sutra virtual entre ela e Clark. Interessante ver Lois falando de seus problemas com o Clark e o Blur para uma psiquiatra já que isso também já aconteceu em Lois & Clark. Só faltou o chocolate.
                               
Finalmente os heróis convidados da semana aparecem. Uma dupla de gêmeos com poderes intercepta um bandido usando seus poderes o que acaba resultando em um blackout em Metropolis (Será que os Super Gêmeos foram os responsáveis pelo blackout ocorrido no Brasil também? LOL) . Enquanto Jayna pode virar animais diferentes, Zan pode se transformar em qualquer forma de líquido. São os Super Gêmeos (Wonder Twins em inglês) interpretados pelos atores Allison Scagliotti e David Gallagher. Sim, são os mesmos Super Gêmeos dos desenhos dos "Super Amigos" da década de 70/80. Só faltou o macaco Gleek para estar completo. Mas Gleek apareceu de uma maneira diferente no episódio. Repararam no adesivo colado no celular de Jayna? Era o próprio macaquinho. Aliás, o toque do celular deles era a risada do Gleek. Muito legal a referência.
                                 
Chloe descobre que a dupla não só vem fazendo salvamentos no nome do Clark como Blur, mas como criou contas para o Blur na Internet no twitter, facebook (e ele já tem mil amigos lá!) e um blog. Eles conseguem intercepta-los antes que eles possam se meter em mais encrenca e Clark os leva até a torre para Chloe ficar de olho neles. Ele acaba devolvendo a luz a cidade mas graças a Zan que esbarra em um dos equipamentos que Chloe usava para Clark mudar seu tom de voz enquanto conversa com Lois como o Blur, fazendo a voz de Clark ficar normal e Lois reconhecê-la. Aliás, interessante que Lois escolheu a música "Holding Out for a Hero" de Bonnie Tyler como toque de celular para o Blur.

Lois tenta dar apoio a Clark dizendo que ele pode confiar nela ao mesmo tempo que está confusa em relação aos dois homens que ama pelo fato de serm um só. Aliás a cena também é bastante similar a outra cena da segunda temporada de Lois & Clark no episódio "Individual Responsability" onde Lois debate a questão com sua psiquiatra exatamente como acontece nesse episódio. Ela resolve ir até a coletiva de imprensa que um advogado inescrupuloso está tentando lucrar as custas da imagem do Blur. Lois dá uma entrevista aos repórteres presentes elogiando até não poder mais o Blur. Isso acaba comprometendo sua própria segurança já que o advogado vai atrás dela querendo saber a identidade do Blur, e quando Lois se recusa a revelar, ele a empurra do telhado.
                            
Outra cena icônica da personagem Lois Lane. Lois pendurada de um mastro correndo perigo de cair do prédio. Quem não lembra de uma cena exatamente idêntica em "Operação Blackout" em Lois &Clark? Aliás, essa não foi a única referência do episódio. Como já disse antes, o próprio blackout causado pelos Super Gêmeos além é claro do fato de Lois se atrapalhar com uma máquina de escrever antiga e abraçando seu computador quando a energia volta. Só faltou o Perry cobrando a matéria sobre o ombro dela.
                         
Clark nota que Lois está em perigo ao notar a comoção formada nas ruas e corre até lá, mas Lois está fora de seu alcance além dele temer pelo fato de se expor. Mas para a sua sorte, Jayna vêm seguindo ele como uma abelha e decide que é hora dela e Zan fazerem alguma coisa para ajudar. Eles salvam o dia e Lois ao Zan se transformar em água vaporizada quando Clark a salva antes de Lois cair no chão. Ela acorda confusa e nota Clark vindo em sua direção. Lois o abraça e agradece pelo salvamento mas Clark disfarça dizendo que não é tão rápido e veio de elevador. É nesse momento que o telefone de uma cabine telefônica começa a tocar e Lois ouve a voz do Blur falando com ela enquanto Clark está ao seu lado (Essa cena me lembrou um pouco a cena do beijo de Hydro onde Lois beijou Clark disfarçado de Arqueiro Verde enquanto Ollie observava a cena) Clark está tão confuso quanto Lois sem saber quem pode tê-lo ajudado quando descobre mais tarde que foi Chloe da Torre da Liga com seu equipamento super avançado  ajudou a gravar mensagens para emergências como essa. Ela aconselha o amigo a escolher um disfarce logo antes que as pessoas comecem a desconfiar da dupla idêntidade dele. É quando Clark decide colocar os óculos de volta (Ele havia usado em outros episódios mas parece que dessa vez ele veio para ficar!). Clark se revela aos Super Gêmeos com o Blur e diz que Metropolis não precisa de mais fãs do Blur, mas que precisa de pessoas para fazerem salvamentos como eles fizeram hoje. Eles podem fazer diferença usando o símbolo da casa de el, para dar esperança as pessoas.
                       
A cena final, não poderia ter sido mais perfeita do que foi. Uma cena que muitos Cloises esperaram anos para para poderem ver na tela e que nunca acharam que iriam sair de páginas de fanfics. Eu pelo menos, achei. Clark chama Lois até a sala de cópia para revelar seu segredo, que ele está usando óculos. Lois o lembra que existem lentes de contato e que ela não vai provocá-lo muito chamando-o de quatro olhos. Depois, quando ela estava decidida a sair, ela volta e chuta uma caixa que estava no chão, sobe nela e dá um beijo de tirar o folêgo em Clark que arregala os olhos surpreso e sem saber como reagir a não ser responder ao beijo. Ele acaba relaxando e se deixa levar pelo beijo, antes de Lois começar a entrar em convulsão tendo mais visões envolvendo o futuro com Lois e Clark transando, Chloe morrendo, Tess se ajoelhando perante Zod, Ollie enterrando alguém etc. Lois desmaia nos braços de Clark e o episódio termina assim. Com um gancho para lá de intrigante que vai ser revelado em "Pandora" que será exibido semana que vem. Mal posso esperar.
                               
                 
O episódio sem dúvida nenhuma foi um deleite não só para os fãs Cloises, mas também para os fãs da mitologia do Superman tanto nos quadrinhos como em outras versões. Sem contar com a presença dos Super Gêmeos, que apesar de ter gerando opiniões negativas entre os fãs, o resultado acabou sendo bastante aceitável. Afinal, Jayna e Zan não eram tão ruins assim ne? Pior seria se tivessem trazido o macaco de verdade. E a Lois da Erica tá cada dia mais icônica, cada dia mais como Lois Lane deve ser. O Clark nem sem fala ne? Ele finalmente cresceu e amadureceu e está maravilhoso. Mais decidido, pró-ativo, heróico, tomando as decisões certas e agindo por si mesmo, sem precisar de ninguém para guiá-lo.

E que venha Pandora... Pois esse episódio vai ser legen...wait for it... dary!

Nenhum comentário: