terça-feira, 12 de maio de 2009

Jornalistas na TV, Cinema , Livros e Quadrinhos


Jornalistas na TV, Cinema , Livros e Quadrinhos

O jornalismo sempre foi uma profissão que acima de tudo procurou mostrar a verdade para o seu público, mostrando jornalistas investigando, organizando fatos enquanto escreviam suas matérias e futuros grandes furos.

Na mídia em geral, tivemos grandes jornalistas representando essa profissão em diferentes lugares. Dos livros, passando por quadrinhos e pulando diretamente para as telas da televisão e cinema.

O jornalismo começou a ganhar espaço já no final da década de 30 quando Jerry Siegel e Joe Shuster criaram Superman e seu alter-ego o jornalista Clark Kent além de sua parceira Lois Lane e do fotógrafo Jimmy Olsen. Ambos foram interpretados por inúmeros atores nos últimos setenta anos tanto na tevê como no cinema, mostrando um lado investigativo do jornalismo, onde na esperança de conseguirem grandes furos jornalísticos, acabaram se metendo em enrascadas, tudo em nome da profissão.

E aparentemente, Lois Lane e Clark Kent não são os únicos jornalistas dos quadrinhos. Vic Sage, conhecido como o Questão da Liga da Justiça é um famoso Repórter de Tevê além de Vick Vale, namorada de Bruce Wayne nos quadrinhos do Batman que é uma fotojornalista. Outro fotojornalista famoso nos quadrinhos é Peter Parker, também conhecido como Homem Aranha. Ele tira fotos do Homem Aranha para poder bancar a própria independência e não podemos esquecer da repórter de TV de Central City Linda Parker West, casada com Wally West, o Flash.


No cinema, tivemos grandes adaptações de famosos livros que renderam grandes filmes que desde a década de 40 já começavam a traçar os primeiros passos em diferentes gêneros representando os jornalistas. Em 1940 temos a comédia romântica “Jejum do amor (His Girl Friday)” estrelado por Cary Grant e Rosalind Russell em que foi inspirada na peça “The Front Page”, onde mostra a guerra dos sexos de dois jornalistas adversários. No ano seguinte, somos consagrados com um dos melhores filmes do gênero, mostrando um lado mais obscuro da profissão. Em “Cidadão Kane”, é mostrado como o poder e o dinheiro pode mudar uma nação quando Charles Foster Kane inaugura a chamada “Imprensa marrom.” Trinta anos depois, é a vez de “Todos os Homens do Presidente” mudar a maneira de pensar dos leitores ao contar a história verídica dos jornalistas do Washington Post ,Bob Woodward e Carl Bernstein que com a ajuda de inúmeras fontes conseguiram depor o presidente Richard Nixon.

Outros filmes que poderiam ser citados além dos acima sem dúvida nenhuma seriam “O Jornal”, “Intimo & Pessoal”, “O Diabo Veste Prada”, “O Diário de Bridget Jones”, “Marley & Eu”, “Scoop – O Grande Furo”, “Boa Noite e Boa Sorte”, “Quase Famosos”, “Entrevista com Vampiro”, “Mera Coincidência”, “O Quarto Poder”, “Todo Poderoso” entre inúmeros outros só para citar alguns.

Os jornalistas vem ganhando bastante espaço desde a década de 40, sendo por criações originais ou por livros/quadrinhos adaptados para as telas do cinema e tevê. Entre uma lauda e outra, eles buscam a verdade e acabam se encontrando no meio das aventuras de suas coberturas jornalistas e entrevistas.

Nenhum comentário: