sábado, 29 de março de 2008

O Quinto Elemento (Resenha)



O Quinto Elemento

by Louise Lane

Uma ameaça alienígena está prestes a invadir a terra e acabar com a humanidade no ano de 2263 e a única maneira de evitar o apocalipse é a conjunção de quatro elementos naturais representados por pedras ancestrais: fogo, água, ar e terra – além de um quinto representado pela alien Leeloo, recém criada a partir da criatura conhecida como Mondoshaw.

O Quinto Elemento, filme dirigido, escrito e produzido pelo francês Luc Besson, mostra a luta entre o bem e o mal trezentos anos no futuro onde a humanidade ainda não aprendeu os principais valores humanos como o amor, a coragem e a paz e ainda usa muito de seu tempo iniciando guerras e trazendo discórdias.

A premissa do filme é encontrar o quinto elemento que nada mais é do que uma arma poderosa contra o mal na forma de uma mulher chamada Leeloo (interpretada por Mila Jovovich). A mulher perfeita que é exatamente o que o taxista Korbin Dallas (interpretado por Bruce Willis mais uma vez fazendo papel de um herói em filmes de ação) estava procurando quando Leeloo literalmente cai em seu taxi quando estava sendo perseguida pelos militares.

Ela faz parte de uma profecia que diz que quatro elementos reunidos em torno do quinto (o ser supremo – um guerreiro criado para proteger vida) juntos irão produzir a luz da criação capaz de levar vida aos confins do universo, mas se o mal ocupar o lugar do quinto elemento, a luz vira escuridão e a vida se torna morte para sempre.

Leeloo é a criatura perfeita que fala uma linguagem ancestral e divina que era a mesma falada antes do inicio dos tempos. Apesar de ser nova em nosso mundo, ela aprende rápido a falar inglês além de se atualizar em cinco mil anos de historia e técnicas de combate tudo através de sites através da tela de computador.

Gary Oldman interpreta o vilão Zorg que também está interessado em possuir as quatro pedras, mas para usá-las para o mal. Sendo assim, os militares enviam Korbin e Leeloo em uma missão até o planeta Floston também conhecido como Paraíso Floston para conseguirem as pedras que estão com a cantora lírica conhecida como Diva Plavalaguna.

Rub Rhod interpretado pelo humorista Chris Tucker llustra a parte cômica, fazendo o papel de um radialista um tanto quanto afetado.

O filme é uma mistura de estilos, visões e inspirações imaginadas por Luc Besson. “Star Wars”, “Blade Runner” e “Metropolis” são claramente algumas das inspirações do diretor que não poupou esforços para criar o mundo imaginado por ele em uma visão futurística da cidade de Nova Iorque.

Em uma das cenas mais tocantes do filme, Leeloo vê uma seqüência de imagens de guerra na tela do computador, se emocionando com elas sem entender como um lugar que pode criar coisas tão belas pode também criar coisas tão horríveis como a guerra e a destruição. O Quinto Elemento é uma critica a natureza humana que destrói mais do que cria, pois como a própria Leeloo indaga do que adianta salvar algo que vai ser destruído depois.

Mila Jovovich está perfeita no papel de Leeloo. A atriz teve que se submeter a uma série de testes de câmera, maquiagem e figurino até encontrar o visual perfeito para sua personagem. Ela conta que precisou aprender a linguagem ancestral falada por Leeloo, que foi especialmente inventada por Luc Besson. Mila ganhou um dicionário com oitocentas palavras para memorizar meses antes do inicio das filmagens. Ela trocava com o diretor, cartas escritas nessa estranha linguagem em que são baseadas todas as línguas do mundo fruto da imaginação do diretor que incluiu palavras que existem em outras línguas.

Bruce Willis é o ator na medida certa para fazer o herói e par romântico de Leeloo ao mesmo tempo em que aceita a missão de protegê-la. Bruce está em seu habitat natural mostrando que filmes de ação foi o que fizeram dele o astro que é.

Com um cenário futurístico bem estilizado misturando estilos que incluem figurinos do famoso estilista Jean Paul Gaultier; a película mistura gêneros como ficção, comédia, ação, romance e drama em um roteiro muito bem escrito no mundo imaginado pelo visionário diretor francês além de atuações excelentes de um elenco de primeira, encabeçado por Bruce Willis e Mila Jovovich mostrando que mesmo passando trezentos anos, a humanidade ainda precisa aprender a valorizar os conceitos humanos como amor, paz e coragem que são mostrados no filme.

Nenhum comentário: